sábado, 15 de agosto de 2015

SME convoca 277 professores de educação infantil e ensino fundamental I

Nesta sexta-feira, a SME convocou mais 277 professores de educação infantil e ensino fundamental I para a escolha de vagos e provimento dos cargos vagos.

Os candidatos devem comparecer ao auditório da Conae 2, na Avenida Angélica, 2.606, Consolação, de acordo com o seguinte cronograma:


DIA 02/09/2015
HORÁRIO                 CLASSIFICAÇÃO
8h às  9h                    4696 a 4743
9h às  10h                  4744 a 4793
10h às  11h                4794 a 4842
11h às  12h                4843 a 4888
13h às  14h                4889 a 4933
14h às 15h                 4934 a 4972
15h às 15h30            retardatários do dia

 
        OBSERVAÇÕES

        1 - Os interessados ou seus procuradores habilitados para tal deverão comparecer no local e horário acima indicado, munidos dos seguintes documentos:

        - cédula de identidade;

        - demonstrativo de pagamento (quando for servidor municipal).

        1.1 - Os procuradores deverão estar munidos de cópia dos documentos de seus representantes e dos respectivos documentos
de procuração.

        2 - No final de cada sessão serão chamados os retardatários do horário, obedecendo à ordem de classificação.

        3 - No final do processo de escolha serão chamados os retardatários da escolha, obedecendo à ordem de classificação nos moldes do cronograma supra.

        Para acessar a relação dos convocados, acesse o site www.imprensaoficial.com.br

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Prova do Mérito: candidatos já podem consultar o local de prova

Os candidatos à prova de promoção pelo mérito, que acontece nos dias 23 e 30 de agosto, já podem consultar o local de prova. Participam do concurso que garante aos aprovados reajuste salarial de 10,5%, diretores, supervisores e professores da rede estadual.
Os exames serão realizados nos municípios-sede das 91 Diretorias de Ensino e a consulta dos locais pode ser feita por meio da página Vunesp.
- Confira aqui o local de prova
A avaliação é composta por 60 questões de múltipla escolha, sobre formação específica por campo de atuação, e uma dissertativa voltada ao conteúdo pedagógico. No dia 23 de agosto, a partir das 8h, devem comparecer ao local de provas os servidores PEB I e PEB II (categoria Educação). À tarde, às 14h, é a vez do suporte pedagógico (supervisor e diretor) e PEB II de Educação Especial.
No domingo seguinte, dia 30, o exame é dedicado ao professor de Educação Básica II, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia. Os candidatos devem se apresentar até às 13h.
- Consulte a blibliografia de referência de estudos para a prova
- Consulte a bibliografia para os candidatos de Psicologia
O edital de convocação com todas as orientações para os dias do exame foi publicado nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial do Estado, e pode ser consultado aqui na íntegra.
Podem participar, os professores que estão na faixa 1 e visam evoluir para faixa 2. Também é válida aos que já estão na segunda faixa e pretendem chegar à faixa 3. E, inclui ainda, os já enquadrados na faixa 3 e querem alcançar a 4. A participação é voluntária, exclusiva a titulares de cargo e para ocupantes de funções e atividades com atuação na rede há, no mínimo, três anos e que cumpram outros critérios como a assiduidade.
Ampliação no número de faixas
Em 2015, a novidade é a ampliação do número de faixas de evolução do salário para os servidores paulistas. A partir de agora, poderão participar da prova do Programa de Valorização pelo Mérito, candidatos que estão na faixa 1 e visam evoluir para faixa 2. Também estão inseridos os que já estão na segunda faixa e pretendem chegar à faixa 3. Por fim, participam os já enquadrados na faixa 3 e que têm como meta alcançar a 4.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Secretaria Municipal de Educação convoca 760 professores de educação infantil e ensino fundamental I para escolha de vagas

Uma nova convocação de professores de educação infantil e ensino fundamental I foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira. Desta vez foram chamados 760 candidatos aprovados em concurso para a escolha de vagas e provimento dos cargos vagos.

        A escolha das vagas será realizada nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2015, na Conae 2 (avenida Angélica, 2.206, Consolação),  conforme os seguintes cronogramas:
 
PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I

31/08/2015
HORÁRIO                    CLASSIFICAÇÃO
8h às 9h                        3963 a 4010
9h às 10h                      4011 a 4057
10h às 11h                    4058 a 4106
11h às 12h                    4107 a 4152
13h às 14h                    4154 a 4203
14h às 15h                    4204 a 4250
15h às 16h                    4251 a 4295
16h às 17h                    4296 a 4341
17h às 17h30               retardatários do dia

01/09/2015
HORÁRIO                    CLASSIFICAÇÃO
8h às 9h                        4342 a 4389
9h às 10h                     4390 a 4437
10h às 11h                   4438 a 4485
11h às 12h                   4486 a 4534
13h às 14h                   4535 a 4580
14h às 15h                   4581 a 4626
15h às 16h                   4628 a 4677
16h às 16h30              4678 a 4695
16h30 às 17h              1151 a 1177 – Lei nº 15.939/2013
17h às 17h30               retardatários do dia

* a relação dos candidatos aprovados em concurso e convocados para a escolha de vagas e provimento dos cargos pode ser consultada nas páginas 55 a 57 do Diário Oficial da Cidade de 13 de agosto de 2015 (www.imprensaoficial.com.br).

Convocados professores de educação infantil e ensino fundamental I

A Secretaria Municipal de Educação publicou nas páginas 44 a 46 do Diário Oficial da Cidade (DOC) de 12 de agosto a convocação de 761 professores de educação infantil e ensino fundamental I, para a escolha de vagas e provimento dos cargos vagos.

        A escolha de vagas será realizada nos dias 27 e 28 de agosto, de acordo com os seguintes cronogramas:

27/08/2015
HORÁRIO          CLASSIFICAÇÃO
8h às 9h             3347 a 3394
9h às 10h           3395 a 3441
10h às 11h         3442 a 3486
11h às 12h         3487 a 3532
13h às 14h         3533 a 3580
14h às 15h         3581 a 3627
15h às 16h         3628 a 3676
16h às 17h         3678 a 3729
17h às 17h30     retardatários do dia


28/08/2015
HORÁRIO           CLASSIFICAÇÃO
8h às 9h              3730 a 3780
9h às 10h            3781 a 3827
10h às 11h          3828 a 3875
11h às 12h          3876 a 3922
13h às 14h          3923 a 3962
14h às 15h          1006 a 1049 Lei nº 15.939/13
15h às 16h          1050 a 1094 Lei nº 15.939/13
16h às 17h          1095 a 1150 Lei nº 15.939/13
17h às 17h30       retardatários do dia


OBSERVAÇÕES

1 - Os interessados ou seus procuradores habilitados para tal deverão comparecer no local e horário acima indicado, munidos dos seguintes documentos:

- cédula de identidade;

- demonstrativo de pagamento (quando for servidor municipal).

1.1 - Os procuradores deverão estar munidos de cópia dos documentos de seus representantes e dos respectivos documentos de procuração.

2 - No final de cada sessão serão chamados os retardatários do horário, obedecendo à ordem de classificação.

3 - No final do processo de escolha serão chamados os retardatários da escolha, obedecendo à ordem de classificação nos moldes do cronograma supra.

4 - O não comparecimento dos candidatos convocados às sessões de escolha acarretará a imediata disponibilização das vagas para chamadas subsequentes de outros candidatos aprovados.


* a relação dos candidatos convocados pode ser consultada no DOC de 12/08/2015 (páginas 44 a 46), no site www.imprensaoficial.com.br 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Deputado Carlos Giannazi cobra Alckmin sobre o reajuste

O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL-SP) cobrou do governador Geraldo Alckmin o reajuste para os servidores da educação. Em pronunciamento realizado ontem, 7, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o professor criticou o fato de o governo não ter cumprido a palavra de anunciar o índice salarial de acordo com a data-base, além de comentar o discurso adotado pelo tucano nos últimos meses. 
Em tom áspero, o deputado afirmou que, no primeiro semestre, o governador distorceu dados e informações sobre a política salarial dos professores, com apoio da chamada grande mídia, inclusive. "Os professores não tiveram aumento de 45% nos últimos quatro anos, como disse o governo. Jornais que blindaram o discurso de Alckmin tiveram que voltar atrás e divulgar que o reajuste de 2011 incorporava gratificações que os professores já recebiam", disse.
Giannazi reforçou que o pronunciamento teve como objetivo apresentar para os deputados a situação dos profissionais da educação do estado de São Paulo. Segundo ele, o governo do estado se comprometeu a encaminhar pelo menos três projetos de lei para a Alesp, o que não aconteceu. Um, abrangendo mudança na Lei nº 1.093, sobre a contratação dos professores da categoria "O"; outro, que os professores categoria "O" teriam direito ao Iamspe; e também que haveria proposta de reajuste salarial. 
"Até agora a Alesp não recebeu nada sobre os três assuntos. O governo de Geraldo Alckmin não tem palavra", alfinetou Giannazi.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Secretaria Municipal de Educação de SP convoca docentes e auxiliares técnicos de educação

A Secretaria Municipal de Educação publicou no Diário Oficial da Cidade desta terça-feira (04/08) as convocações de seis auxiliares técnicos de educação, seis professores de educação infantil (CEIs), 14 professores de educação infantil e ensino fundamental I e 161 professores de ensino fundamental II e médio (60 de História e 101 de Português).
Todas as escolhas das vagas para o provimento dos cargos serão realizadas no dia 21 de agosto, na Conae 2 (avenida Angélica, 2.206, Consolação), conforme os seguintes cronogramas:

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
HORÁRIO                CLASSIFICAÇÃO
9h às 9h15                3336 a 3346
9h15 às 9h20           1003 a 1005 – Lei nº 15.939/2013
9h20 às 9h30            retardatários do dia

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - PORTUGUÊS
HORÁRIO                CLASSIFICAÇÃO
9h30 às 10h30         367 a 400
10h30 às 11h30       401 a 435
11h30 às 12h30       436 a 467
12h30 às 13h           retardatários do dia

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - HISTÓRIA
HORÁRIO                CLASSIFICAÇÃO
14h às 15h                544 a 573
15h às 16h                574 a 603
16h às 16h30            retardatários do dia

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
HORÁRIO                 CLASSIFICAÇÃO
16h30 às 16h40        5592 a 5597
16h40 às 16h45        retardatários do dia

AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO 
HORÁRIO                 CLASSIFICAÇÃO
16h45 às 16h55        1629 a 1634
16h55 às 17h             retardatários do dia

Concurso de Remoção de Docentes/2015

O Comunicado nº 18 da  Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos  Nº18, de 31/07/2015, refere-se ao Concurso de Remoção de Docentes /2015 e os devidos procedimentos de Inscrição/ indicações e relação de vagas. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado em 1º de agosto de 2015.
Confira o texto na íntegra:
A Secretaria Adjunta respondendo pelo expediente da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, com fundamento no Decreto nº 59.447, publicado no DOE de 20 de agosto de 2013, Decreto nº 55.143, publicado no DOE de 11 de dezembro de 2009 alterado pelo Decreto nº 60.649, publicado no DOE de 15 de julho de 2014 e na Resolução SE nº 95, publicada no DOE de 12 de dezembro de 2009, torna pública a abertura de inscrições, a relação das vagas e as orientações quanto aos procedimentos de inscrições e indicações do Concurso de Remoção das Classes Docentes - 2015 - Professor Educação Básica II.
Poderá participar de Concurso de Remoção o integrante do Quadro do Magistério que se encontre no período de estágio probatório, independentemente de haver, ou não, ingressado mediante concurso regionalizado – Decreto nº 59.447/2013.
Fica vedada a inscrição para o concurso em questão, de integrante da classe docente que se encontre na condição de readaptado, ou, por união de cônjuges, de candidato que tenha se removido nesta modalidade, antes de transcorridos 5 (cinco) anos, salvo se o cônjuge for removido ex officio, ou tiver provido novo cargo em outro município.
O candidato deverá fazer todas as indicações pretendidas no momento da inscrição. Efetivada a inscrição, com as devidas indicações, o candidato não mais poderá desistir de sua participação no concurso, a qualquer título. Os removidos assumirão a nova unidade escolar somente no ano letivo de 2016.
I - Das Inscrições
1. A inscrição será recebida, somente via Internet, no sistema GDAE, no período de 03/08/2015 a 07/08/2015, iniciando- se às 9h do dia 03 de agosto de 2015 e encerrando-se às 23h59 do dia 07 de agosto de 2015, horário de Brasília.
1.1 Serão utilizados para inscrição os dados constantes no Cadastro Funcional da Secretaria da Educação;
1.2 O tempo de efetivo exercício no cargo/função, prestado até 30/06/2015 será obtido junto ao cadastro funcional e de frequência, estando o candidato isento da apresentação  de qualquer documento.
1.3 Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar o GDAE, endereço:
http:/drhunet.edunet.sp.gov.br/PortalNet/, no link pertinente ao evento e seguir as instruções ali contidas.
2. O candidato que ainda não tenha ou tenha esquecido o login e a senha do sistema GDAE, deverá clicar em “Manual Para Acesso ao Sistema”, e seguir as orientações ali  contidas.
2.1 No período acima determinado, o candidato que se inscrever por União de Cônjuge e/ou possuir Títulos, deverá entregar ao superior imediato os documentos de UC (Atestado original e xerocópia da Certidão de Casamento/ Escritura Pública de Convivência Marital), bem como cópias reprográficas de títulos (Diploma Doutorado/ Mestrado, Certificado Especialização/Aperfeiçoamento), para fins de classificação – artigo 5º do Decreto 55.143/09.
3. O candidato deverá indicar:
3.1 Modalidade da inscrição: Remoção ou Remoção/Reserva ( exclusivamente adido, ou PEB II com constituição parcial de jornada de trabalho docente ou que constitui jornada em mais de uma unidade escolar e deseja constituir jornada somente na unidade na qual encontra-se classificado);
3.2 Tipo de inscrição: Títulos ou União de Cônjuges;
3.2.1 O candidato inscrito por União de Cônjuges concorrerá também por Títulos.
4. Os dados pessoais, funcionais do candidato e a constituição de jornada, contidos no “Requerimento de Inscrição”, permanecerão inalterados.
4.1 Caso seja detectada inconsistência de informações, os campos pré-preenchidos somente poderão ser alterados pela respectiva Diretoria de Ensino, devendo o candidato efetivar sua inscrição e comunicar o superior imediato;
4.2 Se a inconsistência de informações permanecere, o candidato poderá solicitar correção e encaminhar, somente via Internet, no período determinado para RECONSIDERAÇÃO, apresentando ao superior imediato documentos comprobatórios, se for o caso, que justifiquem quaisquer alterações, para posterior encaminhamento à respectiva Diretoria de Ensino.
4.3 De acordo com o Parecer PA nº 54/2012 e Comunicado CGRH n° 7/2013, os candidatos que apresentarem Declaração de União Estável Homoafetiva, expedida pelo cartório, farão jus a concorrer na modalidade União de Cônjuge.
II - Das Vagas
As Vagas Iniciais retratam a situação existente na Unidade Escolar – data base 01/07/2015 – parte integrante deste Comunicado, também disponíveis para consulta no site da Imprensa Oficial: www.imprensaoficial.com.br, e da Educação: www.educacao.sp.gov.br , na seguinte ordem:
1.1. Diretoria de Ensino - Município - Código da Unidade Escolar - Nome da Unidade Escolar – n.º vagas 1.2- Jornada de Trabalho Docente que a Unidade Escolar comporta
III – Das Indicações
1. O candidato poderá indicar todas as Unidades Escolares que sejam de seu interesse, até o limite de 2.970 indicações, mesmo que não apresentem vagas iniciais, considerando vagas potenciais que poderão surgir no decorrer do evento.
2. Na página de “Indicações”, o candidato selecionará as unidades, para onde pretende remover-se, em ordem rigorosamente preferencial e seqüencial, fazendo constar:
2.1 Ordem geral de preferência;
2.2 Código da unidade escolar / nome da unidade escolar;
2.3 Município;
2.4 Jornada de Trabalho Docente desejada
2.4.1 PEB II: indicação nos termos do Decreto nº 59. 447/2013:
JC – Jornada Integral: poderá indicar Jornada Integral, Jornada Básica e Jornada Inicial
JB – Jornada Básica: poderá indicar Jornada Integral, Jornada Básica e Jornada Inicial J
I – Jornada Inicial: poderá indicar Jornada Integral, Jornada Básica e Jornada Inicial
JR– Jornada Reduzida: poderá indicar Jornada Integral, Jornada Básica, Jornada Inicial e Reduzida 
2.4.2 PEB II: JB – Jornada Básica/JI – Jornada Inicial;
2.4.3- Quanto a indicações pertinentes à educação especial, o candidato poderá indicar:
2.4.3.1- classe regular – somente para as modalidades de Transtornos do Espectro Autista e Deficiência Intelectual 2.4.3.2- Salas de Recurso:
JR-- 10 aulas
JI - 20 aulas
JB -- 30 aulas
3. Quando inscrito por União de Cônjuges para o município de São Paulo, o candidato deverá registrar, obrigatoriamente, nas quadrículas correspondentes, todas as Diretorias de Ensino em ordem de preferência, utilizando os códigos a seguir: DER 01-Norte 1/ 02- Centro/ 04-Norte 2/ 05-Leste 5/ 07- Leste 1/ 08-Leste 4/ 10-Leste 2/ 11-Leste 3/ 12- Centro Oeste / 14-Sul 2/ 16-Centro Sul/ 17-Sul 1 / 18-Sul 3.
4. A CONFIRMAÇÃO da inscrição (requerimento e indicações) deverá ser efetuada somente na certeza de que todos os dados informados estão corretos.
5. Ao “CONFIRMAR” e ENCAMINHAR a indicação de Unidades Escolares, não mais será permitido ao candidato a alteração de quaisquer dados.
6. Não haverá recurso para a retificação de cadastramento de indicações.
7. Terminada a inscrição, o candidato poderá imprimir o Protocolo de Inscrição e Indicações.
8. Os candidatos ao indicarem uma vaga deverão estar atentos ao disposto na Súmula Vinculante nº13 do Supremo Tribunal Federal pertinente à restrição de grau de parentesco entre funcionários Administrativos.
IV – Dos títulos
1.O campo pertinente à Avaliação estará inabilitado para o candidato.
2. Serão utilizados dados constantes no Sistema de Cadastro Funcional e de Frequência e Sistema de Contagem de tempo da Secretaria da Educação:
2.1 Para pontuação dos Títulos, Tempo de Serviço – data-base 30/06/2015:
2.1.1 Como titular de Cargo, objeto de inscrição;
2.1.2 Como titular de Cargo, na atual unidade de classificação;
2.1.3 Como docente anteriormente ao ingresso no cargo de que é titular.
2.2 Para fins de Desempate:
2.2.1 Tempo de serviço no Magistério Oficial da SE – data-base 30/06/2015;
2.2.3 Número de filhos;
2.2.4 Maior idade.
3. Durante o período de inscrição, o candidato deverá apresentar ao superior imediato, para comprovação, os títulos que possuir: Doutorado, Mestrado, Especialização (360h) e/ou Aperfeiçoamento (180h), os quais serão computados nos termos do Decreto nº 60.649/2014.
3.1-Para fins de desempate, apresentar, caso não tenha sido solicitada a inclusão de dependentes no cadastro funcional: Certidão de Nascimento de filhos menores de 21 anos ou Dependentes para Imposto de Renda.
V - Das Disposições Finais
1. Ao transmitir o requerimento de Inscrição e o documento de indicações, poderá gerar o protocolo de inscrição, devendo o candidato, providenciar a impressão do mesmo.
2. O candidato concorre com as vagas iniciais e com as vagas potenciais, as quais são geradas com as jornadas constituídas na atribuição de aulas pelos candidatos inscritos na remoção, desde que atendidos.
3. Ao preencher a “PÁGINA DE INDICAÇÕES”, o candidato deverá ter o máximo de atenção no que diz respeito à localização e características das unidades indicadas, pois estão vedadas inclusões, exclusões, substituições, alterações de ordem e retificações de indicações.
4. Candidato que, no período de inscrição, compreendido entre 03/08/2015 a 07/08/2015, não proceder à indicação de pelo menos uma unidade, terá automaticamente a inscrição indeferida no concurso, inclusive os inscritos por União de Cônjuges.
5 A documentação a ser entregue pelo candidato ao superior imediato no período de 03/08/2015 a 07/08/2015, deverá estar acondicionada em envelope devidamente identificado e com todos os itens relacionados de forma clara, os quais deverão ser encaminhados pelo superior imediato ao Posto de Inscrição (Diretoria de Ensino) para análise e avaliação e posterior arquivamento.
6. A Secretaria da Educação não se responsabilizará por inscrições não recebidas, em decorrência de problemas técnicos, falhas ou congestionamento de linhas de comunicação, bem como de outros fatores que inviabilizem a transferência de dados.
7. A Classificação dos inscritos será publicada no Diário Oficial do Estado, por competência do Órgão Setorial de Recursos Humanos/SE.
8. Da classificação caberá reconsideração dirigida ao Dirigente Regional de Ensino, no prazo de 3 (três) dias, contados da publicação da classificação.
9. O candidato inscrito que vier a se readaptar no decorrer do concurso terá a inscrição indeferida.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

SEE usará dinâmica do teatro para combater o bullying

Em parceria com o Instituto Sou da Paz, a Secretaria Estadual a Educação distribuiu um novo material formativo para que professores saibam usar as dinâmicas teatrais como instrumento pedagógico e protetor dos conflitos escolares.

No total, serão 3,3 mil Kits, entregues a partir deste novo semestre, que inclui roteiros de peças com temáticas diferentes e que propõem a interpretação de cenas do cotidiano. Os alunos se colocam no lugar do outro e vivenciam situações que ajudam a compreender estas vivências e, assim, evitar conflitos.

A ideia é que a dinâmica seja aplicada inicialmente pelos professores mediadores, um educador que atua na rede estadual formado especificamente para identificar vulnerabilidades e traçar estratégias preventivas. Após a experiência, o modelo pode ser replicado e utilizado pelo docente de qualquer disciplina.
Criado em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o projeto Diálogo com o Teatro está inserido dentro da metodologia do Sistema de Proteção Escolar, que visa à prevenção da violência no ambiente escolar. A iniciativa tem como objetivo capacitar professores e gestores para realizar uma intervenção nas escolas na qual atuam usando o teatro como ferramenta para a criação de um espaço de diálogo e prevenção à violência.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Instituições trocam docentes, reduzem carga e lotam salas

Depois reclamam dos profissionais. Se a formação está nesse nível, imaginem quando forem para a prática. No caso dos docentes explica pq a maioria opta pela escola pública, infelizmente pq muito não conseguirão boas escolas particulares, ou se submetem a salários horrorosos apenas para pagarem a conta. Qualidade? isso não importa.
Fonte: Agência Estado
A estratégia adotada por algumas instituições de ensino para diminuir gastos com professores passa pela substituição de professores antigos por mais novos, fechamento de salas e redução no número de horas/aula por docente, intensificando as atividades a distância.
Professores e alunos da antiga Uniabc - adquirida pela Anhanguera há quatro anos e desde 2014 parte da Kroton - contam que alunos de semestres diferentes fazem aulas na mesma sala. É uma forma de, ao abrir apenas salas cheias, potencializar o trabalho do professor. "Uma educação que reduz os professores significa falta de prestígio dos docentes e descompromisso com a qualidade?", diz o professor Nelson Valverde, que leciona na unidade.
Além de diminuir a demanda por docentes, as salas chegam a ter mais 80 alunos. "Isso atrapalha a aula, inviabiliza a participação, não tem nem como tirar uma dúvida", diz Pedro Virgílio Benaventi, que aos 60 anos cursa engenharia na Anhanguera.
Sob condição de anonimato, a professora C.S., de 52, conta que as instituições estão demitindo quem ganha mais. "Depois contratam quem está no mestrado. Preferi sair antes", diz ele, que, após seis anos, pediu demissão semana passada da Anhanguera.
O diretor do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), Marcelo Marin, diz que algumas instituições têm diminuído carga horária como forma de pressionar a saída. "Eles passam de 4 para 3 aulas por dia, evitam até o adicional noturno. O professor que não aceita é demitido. E muitos topam trabalhar com valores menores." A Kroton defendeu que a carreira docente é valorizada na empresa e que oscilações de carga horária são naturais.
O Ministério da Educação (MEC) exige que um terço dos professores das instituições seja mestre ou doutor. Enquanto o grupo Anima tem 81% dos professores com título, acima da média do setor privado (65,3%), a Kroton tem 42%.
Como o MEC não fala em mínimo de doutores, prepondera o emprego de mestres. A média de doutores no setor privado é de 18,2% - nas quatro empresas é de 14,4%. Entre as públicas, é de 53,2%.

Estudantes que não renovaram o Fies poderão fazê-lo a partir de 3 de agosto

Fonte: Agência Brasil
Os estudantes que têm empréstimos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que, por alguma razão, não renovaram os contratos no prazo estipulado terão a chance de fazê-lo a partir do dia 3 de agosto. A informação está em nota divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).
O prazo para que os estudantes fizessem o aditamento dos contratos vigentes no primeiro semestre terminou no último dia 20, após ser prorrogado mais de uma vez.
Segundo o MEC, dos 1,9 milhão de contratos, menos de 100 mil não renovaram o financiamento. Esses estudantes ainda terão a chance de fazê-lo durante o período de renovação do segundo semestre. A pasta divulgará nesta semana um balanço das renovações.
O Fies é um programa do governo que oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de contratos estão ativos. No segundo semestre, serão disponibilizadas mais 61,5 mil vagas.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Alckmin é intimado a explicar como vai pagar professor que fez greve

Vergonha. Essa é a única palavra que cabe aos representantes da educação paulista. Usam um discurso com os meios de comunicação. Mas quem conhece e vive a prática sabe que a banda toca bem diferente. O pior e que quando esse governo faz essas baixarias a sociedade não se manifesta, é omissa. Mas é claro a maioria dos que batem panela, usam uniforme da CBF, não matriculam seus filhos na escola pública e tão pouco usam o SUS, para estes a escola pública ruim alimenta essa sociedade. Pena. Literalmente tenho pena dos alunos que estão na escola pública, pq anualmente milhares são mortos intelectualmente.
Fonte: Agência Estado
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, foram intimados mais uma vez nessa quinta-feira, 23, a explicar quais providências tomaram para cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o pagamento imediato dos dias descontados de todos os professores que entraram em greve.
O governo provisionou para esta sexta-feira, 24, o primeiro pagamento dos dias que foram cortados, mas, segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), só estão sendo pagos os descontos do mês de maio e nem todos os professores que entraram em greve foram incluídos na folha suplementar.
Em decisão, o desembargador Francisco Casconi determinou que Alckmin e Voorwald fossem oficiados "com urgência" para serem intimados a prestar informações em 48 horas quanto ao "integral cumprimento" da decisão liminar que "alcança não só todos os professores grevistas como também todos os dias de paralisação". A decisão do STF é do dia 2 de julho. No último dia 16, eles também foram intimados pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP) a prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas para cumprir a decisão.

Holerite

O Estado teve acesso ao holerite de seis professores e em todos eles o pagamento se referia apenas aos dias parados de maio. "Fiquei parado os 89 dias de greve e a última vez que recebi salário foi em abril, referente às primeiras duas semanas que entrei em sala. E, agora, o governo só paga um mês?", questionou um professor de História de uma escola na região de Itaquera, zona leste da capital.
Outro professor de Matemática, que dá aula em uma escola na região de Guaianases, também na zona leste, disse que, apesar de ter tido dois meses de desconto nos salários, não foi incluído na folha suplementar de pagamento desta sexta-feira. "Não há nada provisionado e a direção da escola e nem os supervisores de ensino souberam me informar o motivo".
A presidente do sindicato, Maria Izabel Noronha, afirmou que o governo estadual quer que os professores "paguem a conta de uma ação intransigente e autoritária".
Em nota, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou que prestará as informações solicitadas pelo TJ-SP e que, se necessário, interporá os recursos cabíveis à decisão judicial. O governo também defendeu que o índice de adesão durante a greve foi de menos de 5% e que "o trabalho de vários professores grevistas foi substituído por eventuais, estes adequadamente remunerados". E, por isso, qualquer decisão que exija o pagamento dos dias descontados dos grevistas irá implicar que o Estado "pague duas vezes pelas mesmas aulas" e que esse pagamento em duplicidade "recairia sobre os ombros do contribuinte".
A Secretaria de Estado da Educação e a PGE não responderam se o pagamento programado para essa sexta-feira, 24, se referia apenas ao mês de maio. Elas também não informaram se há previsão de pagamento para os demais dias parados.

Reajuste

A greve dos professores, que terminou em 12 de junho, foi a mais longa da história de docentes da rede, com duração de 89 dias. A categoria reivindicava reajuste de 75%, para equiparar o salário ao dos demais profissionais com ensino superior, mas, até agora, o governo não apresentou nenhuma proposta.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Mais uma mudança no Calendário Escolar SEE- SP

D.O.E. 24/07/2015 – PAG 31 – SEÇÃO I 
Resolução SE 33, de 23-7-2015
 Altera dispositivo da Resolução SE 72, de 29-12-2014, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar para o ano letivo de 2015 O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB, Resolve: 
Artigo 1º - O inciso II, do artigo 6º, da Resolução SE 72, de 29-12-2014, passa a vigorar com a seguinte redação: “II atividades de planejamento/replanejamento, avaliação, revisão e consolidação da proposta pedagógica, no 1º semestre, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, e, no segundo semestre, no dia 22 de agosto.” (NR) 
Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Remoção Supervisores de Ensino e Diretor de Escola

DOE 18/07/2015 – PAG 28 – SEÇÃO I - Comunicado CGRH-17, de 17-7-2015

A Secretária Adjunta respondendo pelo Expediente da CGRH, com base no disposto no artigo 60, § 3º, da Lei 10.261/68 e tendo em vista a publicação dos Atos de Remoção, por Títulos e por União de Cônjuges, de Supervisores de Ensino e Diretores de Escola do Quadro do Magistério - QM/SE, comunica:I - Os titulares de cargo que forem removidos serão desligados da unidade de origem em 20-07-2015, devendo assumir o exercício na unidade de destino na mesma data, ou até 8 dias corridos após a publicação, os que fizerem jus a período de trânsito, conforme previsto no artigo 61 da Lei 10.261/68.

II - O trânsito do removido, quando for o caso, será considerado na unidade/órgão de destino.

III - Não haverá período de trânsito para o removido que, à ocasião da publicação da remoção, esteja em exercício em unidade sediada no município para o qual se removeu.

IV - Os removidos que, na data da publicação do ato, se encontrarem em gozo de férias ou em licença, cujo saldo ultrapasse a(s) data(s) fixada(s) no inciso I, deverão comunicar esta situação ao superior imediato no órgão ou na unidade de destino e assumir exercício no primeiro dia útil subsequente ao último dia do impedimento.

V - Os removidos que se encontrem afastados, designados ou nomeados em comissão junto a outro órgão/unidade, poderão permanecer nessa situação, devendo comunicar ao órgão/ unidade de destino que irá assumir o exercício por ofício em 20-07-2015.

VI - Após o exercício na unidade/órgão de destino, os removidos que acumulam cargos deverão ter publicado ato decisório referente à nova situação, de acordo com o disposto no artigo 8º do Decreto 41.915/97.

VII - Excetua-se da possibilidade de permanência, prevista no inciso V, o Diretor de Escola que, na data da publicação do ato de remoção, encontre-se designado na direção de unidade escolar sediada no mesmo município para o qual se removeu.

VIII - Caso ocorra apenas a saída do Diretor de Escola, que já se encontrava afastado a qualquer título e vinha sendo substituído, a designação do seu substituto será cessada impreterivelmente na data do desligamento do titular, em 20-07-2015, devendo a vaga ser oferecida em sessão regular de atribuição, obedecendo-se os prazos previstos em resolução específica de substituição dos cargos de Suporte Pedagógico, tendo em vista a alteração do motivo da designação, tanto de substituição para a vacância.

IX - Nas situações de vacância para substituição, ou de uma substituição para outra (troca de substituídos), nas situações em que o Diretor de Escola removido venha a assumir o exercício por ofício, conforme prevê o inciso V deste Comunicado deverá ser observado o disposto na Resolução específica de substituição dos cargos de Suporte Pedagógico.

X - Na remoção de Supervisores de Ensino, a Diretoria de Ensino deverá observar rigorosamente a ordem inversa à da classificação dos inscritos, a fim de se proceder à cessação das designações em cargo vago, em número suficiente para viabilizar o exercício aos removidos.

XI - O servidor, cuja designação em cargo vago de Supervisor de Ensino tenha sido cessada no evento, poderá pleitear nova designação em vaga que decorrerá da cessação, pela ordem inversa à da classificação dos designados em substituição, desde que observe o disposto em Resolução específica de substituição dos cargos de Suporte Pedagógico.

XII - Na Diretoria de Ensino em que a chegada de um Supervisor de Ensino coincida com a saída de outro, que se encontre em afastamento a qualquer título e sendo substituído, a cessação da designação em substituição não implicará a aplicação do dispositivo legal de que trata os incisos X e XI deste Comunicado.

XIII - Se, na Diretoria de Ensino, ocorrer apenas saída de Supervisor de Ensino, que já se encontrava afastado a qualquer título e vinha sendo substituído, a designação do seu substituto será cessada impreterivelmente na data do desligamento do titular, em 20-07-2015, devendo a vaga remanescente ser oferecida em sessão regular de atribuição, obedecendo-se os prazos previstos em resolução específica de substituição dos cargos de Suporte Pedagógico.

XIV - Quanto a realização da primeira sessão regular de atribuição após a remoção sugerimos que a mesma ocorra preferencialmente até 31-07-2015, preferencialmente, a fim de adequar as situações decorrentes de afastamentos.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

SP precisa de 10 mil vagas para cumprir meta

O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou nesta terça-feira (14) que a cidade garantirá, a partir de 2016, a universalização da matrícula de crianças da pré-escola. "A partir do ano que vem temos de atender de forma universal a todas crianças e adolescentes de 4 a 17 anos de idade. Nenhuma criança estará fora da escola a partir dos 4 anos, como manda a Constituição." Atualmente, a Prefeitura atende a mais de 204 mil crianças em Emeis (escolas municipais de educação infantil), responsáveis pela pré-escola. A demanda remanescente para essa categoria é de 10.780 vagas, segundo a Secretaria Municipal de Educação. A afirmação do prefeito foi feita durante a cerimônia de abertura do Seminário Nacional sobre Desigualdades Intramunicipais, em parceria com o Unicef.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

'Ajuste fiscal é realidade', diz ministro da Educação sobre cortes

Fonte: BBC Brasil - 10/07/2015
Nomeado há três meses para conduzir a área que a presidente Dilma Rousseff diz ser sua prioridade, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirma trabalhar para que o ajuste fiscal não afete a essência dos programas da pasta.
"Tem-se menos dinheiro, então o que estamos fazendo é procurar preservar ao máximo possível a qualidade dos programas, a essencialidade dos programas, e escalonar o que não possa ser feito neste ano para fazer no futuro", diz Janine à BBC Brasil.
Sua pasta teve um corte de 19% no seu orçamento para 2015. Ele afirma ainda que, por causa do corte nos gastos do governo, o ministério tem buscado "reavaliar projetos e programas em andamento para ver onde podem ser aprimorados".
Em entrevista na última quarta-feira, quando acompanhava a presidente em sua visita pela Califórnia, Janine questionou críticas ao ministério pelo atraso de bolsas a alunos de pós-graduação. Segundo ele, "muitas das queixas não procedem". "As pessoas querem uma prorrogação da bolsa quando isso não está nas regras, pedem exceção."
Ele disse ainda que atrasos nos pagamentos do Ciência Sem Fronteiras nos Estados Unidos, principal parceiro do programa que financia a ida de alunos brasileiros a universidades estrangeiras, já foram sanados.
O ministério chefiado por Janine é tema do slogan do segundo mandato de Dilma, "Brasil: Pátria Educadora".
Professor de ética e filosofia política na USP, ele diz que o principal objetivo de sua gestão é melhorar o ensino básico. "Hoje temos no Brasil uma loteria perversa pela qual uns nascem com todas as chances, e outros nascem sem chances. Temos que igualar as oportunidades das pessoas ao nascimento."
Leia abaixo os principais trechos da entrevista.
BBC Brasil - O que o senhor está achando da vida de ministro?
Renato Janine Ribeiro - É muito puxada. Quando você está no meio da pesquisa, você fixa seus próprios horários, tem sua própria agenda. Mas quando está num cargo público, tem uma responsabilidade muito grande com a demanda que vem de fora. Tanto com questões pontuais quanto com aqueles projetos estruturantes, que são realmente o essencial.
Não é somente uma questão de ter muito mais tempo ocupado, mas de conseguir, diante das crises momentâneas que sempre pipocam, tempo e espaço para articular o presente e o futuro.
BBC Brasil - Como é a relação do senhor com a presidente?
Janine - Muito boa. Conversamos sobre os objetivos da pasta, sobre ideias. Ela é muito atenta a tudo, à parte econômica, é claro. Examinou com muita atenção todo o projeto do novo Fies (Programa de Financiamento Estudantil) no ensino superior. Deu sinal verde porque isso tem a ver com a preocupação dela de ter uma qualidade do gasto muito boa.
BBC Brasil - Apesar de toda a correria, o senhor ainda consegue atualizar seu perfil no Facebook e dialogar com outras pessoas na rede. Como isso se relaciona com seu trabalho?
Janine - O Facebook ficou muito pouco, estou mantendo o mínimo, quase tudo ligado a meu próprio trabalho. Não está havendo diálogo como havia antes. Até porque boa parte das mensagens que recebo no "inbox" são de pessoas que não frequentam meu Facebook e querem a solução de problemas pessoais, como se imaginassem que essa é a via correta. Não é.
BBC Brasil - Na visita aos Estados Unidos, foi noticiado que universidades americanas conveniadas com o programa Ciência Sem Fronteiras se queixaram de atrasos nos pagamentos do governo brasileiro. Houve esse problema?
Janine - Essa notícia estava bastante atrasada. Tudo o que se devia no Ciência Sem Fronteiras nos Estados Unidos foi pago. Não há nenhuma pendência.
BBC Brasil - Ouve-se muitas queixas de alunos de pós-graduação no exterior sobre atrasos em suas bolsas e cortes de gastos. Qual é a situação?
Janine - Isso você tem que ver com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação subordinada ao Ministério da Educação que financia alunos de pós-graduação).
BBC Brasil -Não há problemas?
Janine - O ministério não pode responder por tudo o que está acontecendo. Se existe algum caso episódico, tem que ver com a Capes. Não posso dar entrevista sobre cada problema que surgir na educação brasileira.
Muitas dessas queixas não procedem. As pessoas querem uma prorrogação da bolsa quando isso não está nas regras, pedem exceção.
Houve o caso notável, há cerca de um mês, da moça colocada na TV dizendo que tinha deixado o Ciência Sem Fronteiras porque não recebeu o dinheiro a tempo. Depois ela desmentiu, dizendo que era mentira do canal de TV, o qual se retratou.
BBC Brasil -Quais os impactos do ajuste fiscal na educação?
Janine - O ajuste fiscal se baseia numa realidade. Tem-se menos dinheiro, então o que estamos fazendo é procurar preservar ao máximo possível a qualidade dos programas, a essencialidade dos programas, e escalonar o que não possa ser feito neste ano para fazer no futuro. E também reavaliar projetos e programas em andamento para ver onde podem ser aprimorados
BBC Brasil -Que resultados o senhor espera que a visita aos Estados Unidos gerem para a educação no Brasil?
Janine - A visita tem um foco muito claro que é aumentar o intercâmbio, a relação com os Estados Unidos dentro de uma perspectiva de relançamento em bases sustentáveis da economia brasileira. A educação faz parte desse papel.
Uma das nossas agendas é como vamos, num diálogo com os "community colleges" (faculdades de baixo custo geralmente mantidas por governos locais), conseguir subsídios para o ensino técnico e profissional no Brasil. E como vamos ampliar o acesso ao ensino superior. Os Estados Unidos conseguem isso através de um sistema que tem de um lado as universidades mais caras e, do outro lado, as faculdades comunitárias, que absorvem um número muito grande de jovens.
Outro ponto é aumentar o diálogo nas questões da nossa educação básica: currículo comum, formação de professores e diretores e o uso de tecnologias na educação.
BBC Brasil - O que pode sair do diálogo sobre ensino técnico? Alunos brasileiros viajariam aos Estados Unidos para estudar em "community colleges"?
Janine - Por enquanto é diálogo, é saber de estruturas e programas. Neste momento em que priorizamos a ampliação quantitativa e o desenvolvimento qualitativo do ensino superior no Brasil, queremos que o "community college" seja uma peça desse diálogo.
BBC Brasil - O que o senhor espera deixar como marca de sua gestão?
Janine - O Brasil tem a necessidade absoluta de ter uma educação básica de qualidade. Conseguimos nesses últimos anos acabar praticamente com a miséria no Brasil. A miséria abrangia cerca de 12% das crianças de 10 anos em 2002. Hoje está numa faixa de 1%.
Conseguimos praticamente universalizar o ensino fundamental, agora temos que aumentar a inclusão na pré-escola e a manutenção dos alunos no final do ensino fundamental dois (do sexto ao nono ano) e no ensino médio, mas também desenvolver qualidade.
Hoje temos no Brasil uma loteria perversa pela qual uns nascem com todas as chances, e outros nascem sem chances. Temos que igualar as oportunidades das pessoas ao nascimento.