quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Residência

As inscrições para os candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare) começaram nesta quarta-feira, 23 de agosto, e vão até dia 14 de setembro. São ofertadas mais de cinco mil vagas, distribuídas em 3.151 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e outras áreas da saúde, em diversos programas de 114 instituições de todo o país.

As inscrições para a área médica podem ser realizadas acessando esse link. O valor da inscrição é de R$ 310. Já as inscrições para as residências uni e multiprofissionais podem ser efetivadas aqui, com valor de R$ 195. A aplicação das provas acontecerá dia 29 de outubro.

Principal exame de residência do país, o Enare apresenta, para os candidatos, vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras. O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu.

Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e, após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição, e após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas. Todo o processo pode ser acompanhado também pelo site do Enare.

Rede Ebserh – Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ebserh

Nenhum comentário:

Postar um comentário