sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Escolas passarão a comunicar pais de alunos que faltarem

Como medida para reduzir o número de alunos que abandonam o ensino escolar ou reprovam por número de faltas, a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo vai entrar em contato com os responsáveis pelos alunos assim que atingirem 10% de faltas. "Minha preocupação é que essa meninada não falte. A ausência do aluno na escola, quando recorrente, leva a um processo de abandono escolar ou reprovação, o que gera desestímulo com os estudos", diz o secretário de Educação Herman Voorwald.
O número total de faltas que ocasiona reprovação é 25% do total de aulas dadas. Antes, a regra utilizada pela Secretaria era que as escolas avisassem os responsáveis pelo aluno ao atingir 20% de faltas, o que resultava em pouco tempo para reverter a situação e poupar que o estudante reprovasse.
Diretores ou coordenadores das cinco mil escolas da rede estadual irão entrar em contato com os responsáveis dos alunos por telefone. O objetivo do governo é zerar a evasão escolar. "Nós queremos que a família participe, quando isso acontece, os resultados são extremamente positivos. Por isso, nós estamos mapeando a situação de cada aluno e avisando antes aos pais e familiares para que haja tempo de agir", explica Voorwald.
A resolução prevê em seu texto, ainda, que as escolas acionem órgãos como conselhos tutelares e a vara da infância, caso o comunicado aos responsáveis não surta efeito positivo. Em 30 escolas estaduais com os maiores índices de alunos faltosos, da zona Sul de São Paulo, Mogi Mirim e Sorocaba, há um esforço conjunto entre as instituições e as respectivas Diretorias de Ensino com o objetivo de recuperar esses estudantes em sala de aula. Além dos colégios entrarem em contato com os responsáveis pelos alunos, as Diretorias fazem uma ponte de contato com os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário