quarta-feira, 7 de março de 2012

PROFESSORES DÃO AULAS COM DIPLOMAS FALSOS EM SP, DIZ 'ESTADÃO'

Infelizmente e muito mais comum do que a gente imagina e o Estado nesse caso esta ciente e toma sim todas as providências para acabar com isso na escola. Mas infelizmente os processos são demorados, pois em todos os casos, a justiça garante a ampla defesa. Mesmo assim a SEE todo ano orienta aos gestores escolares que fiquem atentos a essa situação.
Fonte: Agência Estado - 07/03/2012
As escolas públicas de São Paulo têm professores que dão aulas com diplomas falsos. A reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, levantou 19 casos de professores que apresentaram títulos fraudados à Prefeitura de São Paulo e acabaram expulsos. A maioria permaneceu por poucos meses na rede, mas há quem tenha dado aulas com documentos falsos no município por até três anos - outros continuam nas redes estadual e de prefeituras vizinhas.
Na porta da Escola Estadual Dona Zalina Rolim, zona leste da capital, alunos aprovam as aulas de matemática da professora M.N.R. "Ela é brava, mas é boa professora", disse um aluno de 13 anos que tem aulas com ela na 8ª série B. A professora passou em um concurso da Prefeitura de São Paulo em 2005, mas, na apresentação do título (de matemática), a Secretaria da Educação apurou que era falso. O caso foi encaminhado imediatamente para o Departamento de Processos Disciplinares (Proced), mas a investigação ficou parada e ela deu aulas até 2008 - quando, enfim, teve a posse anulada.
A falsa professora já lecionava na rede estadual, sem que o Estado duvidasse do documento - situação que permanece. A reportagem fez contato com ela, que bateu o telefone assim que foi informada do tema. "Vocês não têm o direito de tocar nesse assunto", gritou. A Secretaria de Educação afirmou que vai apurar o caso encaminhado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

6 comentários:

  1. João,eu tenho 16 anos e vou fazer a primeiro ano pelo 3 vez , mais minhas notas tá boa , e a escola me repetiu de novo oque eu faço?

    ResponderExcluir
  2. se vc tem 16 anos, vc pode pedir a reclassificação para o 2 ano do ensino médio, protocole documento ao diretor de escola, e peça se houver o indeferimento que justifique com o devido amparo legal.

    ResponderExcluir
  3. Bom, faz dois anos que venho estudando sobre está reclassificação, ano retrasado (2016) acabei repetindo por conta da minha depressao forte, depois que repeti, fiquei muito mal, pensei em suicídio, dps pensei em abandonar a escola, mas ai fui pesquisar algum modo que me ajudasse a passar de ano e acabei chegando a essa reclassificação. Em 2017 eu solicitei na minha nova escola e eles disseram que eu tinha demorado muito e que ano que vem (2018), eles ia passar nas salas perguntando quem ia querer fazer a prova, foi ai que chegou esse dia, e eles me chamaram, eu todo confiante e feliz achando que ia fazer a prova e eles me disseram que eu não estava em defasagem, e que eu estava na idade certa, pq existia alunos que começaram a estudar cedo e outros mais tarde, ele me deu um exemplo de uma sala aonde tinha varias alunos de 2002 e outros 5 alunos de 2001, disseram que eu tava na idade certa pra ta estudando o segundo ano, eu fiquei sem estender pq pensei que a reclassificação servisse para quem perdeu o ano. Queria que vocês me esclarecesse essa dúvida, tenho direito de fazer a prova? Sou o único aluno de 2001 na minha sala, o resto é tudo 2002, mas eles não querem me da a prova.
    Obs: repeti o primeiro em 2016, refiz o primeiro em 2017, passei pro segundo e agora eu quero fazer a prova pra ir por terceiro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo, primeiro quero dizer que fico feliz, que mesmo passando por um momento difícil não parou de estudar e continuou, por isso peço que continue.
    A escola tem razão, Eduardo, o instrumento de reclassificação ele existe para fazer um ajuste na relação idade x série, por meio de uma prova de competência e habilidade. Nesse caso, um aluno com 16 anos, deve estar matriculado no 2 ano do ensino médio, mesmo que tenha repetido, mas se estiver com 16 anos não poderá fazer a reclassificação. Para vc fazer a reclassificação para o 3 ano do médio, vc deve ter 17 anos completos.
    Desejo sorte e que vc continue, sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Sou professora e gostaria de saber sobre aceleração de aluno. Aluno com 12 anos e altas habilidades, pode fazer prova para ir para o 9 ano?

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Jand e gostaria de saber até quantas séries o aluno pode "pular" ao realizar a reclassificação. Tem um aluno com 15 anos no 6ano. Ele pode tentar reclassificação para o 9ano?

    ResponderExcluir