sábado, 7 de janeiro de 2012

Nova jornada de professor sairá até o próximo dia 23

Fonte: 07/01/2012 Thâmara Kaoru do Agora
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo deve informar até o dia 23 como será a jornada extraclasse dos professores estaduais.
Segundo a pasta, "a norma que estabelecerá o cumprimento da jornada extraclasse está em fase de finalização e será instituída e divulgada antes do início do processo de atribuição de aulas".
A nova tabela obedecerá à lei nacional do piso, que estabelece que o professor deve passar 30% do seu tempo em atividades fora da sala de aula.
No Estado, o tempo destinado para trabalho extraclasse era de 17%. Agora, deverá subir para 33%.

11 comentários:

  1. Observando as mudanças que vem ocorrendo para os professores não acredito que o Secretário traga nas suas próximas decisões boas notícias. O HTPC tende a aumentar e isso será um grande problema para os que acumulam cargo ou ministram aulam em outras instituições de ensino. Será coletivo ou professor poderá cumprir nas janelas ou em horário diverso? Os PCPs terão que atender a todos aumentando o número de HTPCs?. Melhora de um lado e piora do outro.

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com o colega .O professor não tinha anteriormente que cumprir esse mesmo número de aulas em sala com os alunos?Agora teremos mais tempo na escola para preparar as atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto! Tem colegas que criam problemas onde não tem. Não conseguem pensar no coletivo. A nova jornada é uma conquista e não uma imposição do Governo.

      Excluir
  3. Sim concordo. A escola sempre se preocupava em adequar o horário do professor com a sua carga horária para que não ficasse com janelas. Será que os HTPCs coletivos irão se adequar ao horário do professor ou o docente poderá encaixar seus horários vagos para cumprir na escola no preparo de suas aulas ou se de dedicando a outras atividades sem a presença do PCP?

    ResponderExcluir
  4. Pessoal não era isso que queríamos? Essa é apenas uma das reivindicações que, talvez, será atendida! Não reclamemos... adequações quanto a horários serão feitas como sempre foram. Não nos angustiemos antecipadamente.

    ResponderExcluir
  5. Colegas se a escola de vcs se preocupa com horários, soltem rojões...sempre sofri com minhas janelas,nas quatro escolas que lecionei ano passado...ouvi um comentário que as novas horas de htpc seriam pra capacitação profissional que ocorreriam on line, na sala de informática da escola...no papel é lindo né?mas blz, melhor do que com aluno com certesa.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas sempre estão descontentes. Eu estou muito feliz e acho que será melhor para todos nós, pois mais professores poderão pegar a jornada integral e melhor ainda na mesma escola.A questão da adequação do horário de htpc certamente será resolvida da melhor maneira em cada escola e como nosso colega comentou esse horário antes deveria ser cumprido dentro da sala e depois ainda tínhamos que achar tempo para planejar aulas, corrigir trabalhos. Então, concluo que essa é uma medida muito importante para nós professores.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei sabendo que a mudança não ocorrerá para o ano letivo de 2012, porque o estado entrou com uma limitar que ainda não foi votada.

    ResponderExcluir
  8. eu não acredito que haverá essa mudança, mas seria ótimo, pois o professor terá tempo pra preparar aula, estudar e outras coisas mais, quem reclamar tem que sair da educação e procurar algo melhor

    ResponderExcluir
  9. Nossa nem fala isso, eu já fiz toda minha escala de aula, mas não é de se estranhar, esse nosso país nem as leis respeitam, mas vindo do nosso governador é um mal exemplo não respeitar as leis impostas hemmmm depois quer que ensinamos cidadania para nossos alunos rsrsrrs

    ResponderExcluir
  10. É pessoal, a nova jornada está no D.O de hoje! Conquistas, heim = jornada integral de 33 para 32, quanta mudança! Tudo em cima da hora, pois a atribuição já está aí, dia 23, e agora José?

    ResponderExcluir