terça-feira, 3 de maio de 2011

Senado aumenta carga horária de 800 horas para 960 horas nos ensinos infantil, fundamental e médio

A idéia de aumentar a carga horária sempre é válida. O problema é a operacionalização dessas mudanças, por exemplo, como fica o curso noturno que já é apertado cumprir as 800 horas de aula no ano, como cumprir a nova jornada. Mudam mas ninguém pensa na execução, por isso que nem sempre as coisas funcionam e nesse caso o governo pede para ser enganado. Mas alguém pode surgir com a idéia brilhante de colocar aulas aos sábados para esse público, e claro que nesse caso não teremos alunos, pois como a própria lei ditará eles poderão ter 20% de faltas ao longo do ano letivo, com todas as possibilidade de reposição que a lei garante aos alunos, principalmente aos amparados pelo ECA, muitos não irão para a escola durante a semana, o que dirá aos finais de semana.
Fonte: 03/05/2011 - 14h40 Marcos Chagas Da Agência Brasil
A Comissão de Educação do Senado aprovou, hoje (3), projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio. Como foi aprovado em caráter terminativo, a matéria segue, agora, à apreciação da Câmara dos Deputados. Essas 960 horas, pelo projeto, serão distribuídas pelo período de 200 dias do ano letivo, excluindo os dias destinados aos exames finais, quando houver.
Emenda incluída pelo relator do projeto, deputado Cyro Miranda (PSDB-GO), determinou que as mudanças no calendário escolar só entrarão em vigor dois anos após a publicação da lei no Diário Oficial da União. Ou seja, se a lei for aprovada pelo Senado e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff ainda este ano, a nova carga horária só entraria em vigor em 1º de janeiro de 2013.
Também foi aprovado pela comissão, em caráter terminativo, o projeto de lei que aumenta de 75% para 80% a frequência mínima para a aprovação de estudantes no ensino fundamental. A proposta esclarece que, no caso de afastamento do estudante da sala de aula por motivo de saúde, o atestado médico apresentado garantirá o direito de fazer provas em segunda chamada, "mas não abona as faltas que lhe foram imputadas".

3 comentários:

  1. Quem inventa leis com certeza não está dentro de uma sala de aula.
    Para mudar a qualidade do ensino no Brasil em primeiro lugar precisa ser investido no professor: melhores salários, condições de trabalho.
    Para mim é necessário aumentar dias letivos e não carga horária.

    ResponderExcluir
  2. É, bom seria se aumentasse a qualidade, não adianta colocar os alunos o dia interio em sala de aulas se os mesmo não estiverem cientes de seu papel em sala.

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA QUE SÃO PESSOAS ELEITAS POR NÓS QUE FAZEM ESTAS LEIS. MAS, UMA COISA É ELEGERMOS ALGUÉM QUE PENSAMOS CONHECER E OUTRA E LEEGRMOS ALGUÉM QUE DEPOIS DE ELEITO NÃO PISA MAIS NO CHÃO POR ONDE CONQUISTOU SEU VOTO. AUMENTAR CARGA HORÁRIA SEM AUMENTAR DIAS LETIVOS VAI SER REALMENTE UM PROBLEMA DIFÍCIL DE SER RESOLVIDO NA MAIORIA DOS NOSSOS MUNICÍPIOS. E, AUMENTAR DIAS LETIVOS , SIGNIFICA QUE O PROFESSOR NÃO TERÁ MAIS TEMPO PARA SUA FORMAÇÃO CONTINUADA, TÃO NECESSÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO. COMO VIABILIZAR UM AUMENTO DE CARGA HORÁRIA PARA O S PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS, SE HOJE ELES JÁ FAZEM O CUMPRIMENTO DE 4 HORAS- SEJA PELA MANHÃ OU PELA TARDE- ALÉM DOS DEMAIS HORÁRIOS DE CHEGADA E SAIDA DA ESCOLA!
    ANALIZEMOS O QUE SIGNIFICA AUMENTAR EM 20% A CARGA HORÁRIA? SERÃO MAIS 160 HORAS (MÉDIA DE 50 MINUTOS MAIS POR DIA NA JORNADA DO PROFESSOR!
    COMO FICAM OS PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS? CONCURSO É PARA 20 HORAS SEMANAIS.... COMO DAREMOS CONTA DE TUDO ISSO SE QUANDO SE FALA DO CORRESPONDENTE NECESSÁRIO QUE É A ELEVÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS , NOSSOS DEPUTADOS NÃO VÃO AO FUNDO PARA TAMBÉM APROVAR? COMO FICAM NOSSAS ESCOLAS, QUE MUITAS AINDA ANDAM SUCATEADAS E OUTRAS PRECISAM IR TAMBPEM ALÉM DO QUE JÁ CONQUISTARAM? NA MINHA OPINIÃO, AQUI USANDO DE UM EXEMPLO BEM CHULO, NÃO ADIANTA COLOCAR MAIS ARROZ E FEIJÃO NA PANELA E NÃO MUDAR O TEMPERO. PRECISAMOS DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO E NÃO QUANTIDADE DE HORAS SEM QUE ESTEJAMOS COM O CORRESPONDENTE NECESSÁRIO PARA A EXECUÇÃO DAS 800 HORAS...

    ResponderExcluir