quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PCPs designados antes da vigência da Resolução Se 53/10 têm direito de manter a designação independentemente da nota mínima

Apenas para reflexão, o PCP só precisa passar mesmo na prova para a função? será que ele também não precisa passar na prova específica? afinal de contas o que valida o profissional na função é sua disciplina específica. Não estou aqui para defender um lado ou o outro, acredito que precisamos refletir sobre todos os lados até para que possamos desenvolver a criticidade. É importante lembrar que desde o ano passado, várias vezes os PCPs foram avisados que teriam sua designação cessadas caso não passassem na prova de mérito, no concurso ou no processo seletivo, sendo assim, 3 foram as chances para que os PCPs atingissem a nota mínima. O PCP tem um papel importante no processo de construção do conhecimento e na articulação entre os vários segmentos na escola, contudo, infelizmente em alguns casos, nada disso é levado em consideração e basta ser amigo do diretor e supervisor que o PCP é designado. Não vamos esconder o sol com peneira, sabemos dessa realidade e de que muitas vezes o PCP não esta preparado para a função e que não suporta mais ficar em sala de aula com alunos e por isso procura uma outra função, é um fato, mas não uma regra. Aos PCPs sérios (que são a maioria) o meu respeito e apreço, sei o quanto são cobrados e o quanto se doam para realizar um bom trabalho na U.E. com toda a dificuldade pedagógica e estrutural que existe nas escolas públicas.
Fonte: APEOESP
A APEOESP entende que os professores coordenadores pedagógicos designados até 24/06/2010, não poderão ter cessadas suas designações em razão da não obtenção da nota mínima no processo de avaliação anual (provão dos OFAS).
Caso haja a cessação da designação, pelo motivo acima exposto, o professor deverá procurar o departamento jurídico de sua região, munido dos documentos encaminhados pela S.E.E. para justificar a cessação, para que sejam tomadas as providências judiciais cabíveis.
Os professores da categoria F que são PCPs têm estabilidade com jornada de 12 horas semanais, mantêm permanentemente o vínculo com a rede estadual de ensino e foram aprovados em prova específica, o que assegura sua permanência como PCP.

4 comentários:

  1. Caro Professor:
    Além da prova específica para a função de PCP , temos também que elaborar um Projeto Pedagógico e passar por entrevista com o Supervisor, Diretor e vice da Unidade Escolar até então ser escolhido entre outros, portanto não é tão simples... Embora eu tenha passado na "Provinha dos OFAS" não vejo de forma alguma motivo para o desmerecimento do PCP que não passou.
    Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  2. Olá professora, não quero desmerecer e nem tenho essa pretensão, haja vista que o tempo todo defendo e valorizo muito a função do PCP dentro do sistema estadual de ensino. Basta ler com atenção todas as postagem sobre PCP no blog. Mas não podemos ser hípócritas, como digo sempre em todas as profissões tem gente boa e gente ruim, com PCP não seria diferente.

    ResponderExcluir
  3. Concordo que em todas as profissões existem os ruins e os bons, quero que saiba que a função de PC não é fácil e só fica quem realmente aguenta o rojão, acho também que o PC que está afastado a 10 anos na função não tenha a facilidade de fazer uma prova de sua disciplina é muito tempo afastado e ele não fica o tempo todo estudando para fazer provas e quero dizer mais uma coisa,prova não mede conhecimento de ninguém.
    Ok

    ResponderExcluir
  4. Não quero aqui polemizar, até pq não é essa a minha função, respeito todas as opiniões postadas no blog, mesmo que não concorde com algumas.

    Que a atuação do PCP é muito difícil, disse ninguém duvida, mas a do professor é difícil, do diretor é difícil, infelizmente de todos que trabalham na educação. Acredito eu que o ideal seria um concurso público o que tornaria a função em cargo.

    ResponderExcluir