quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Inep indica a nota mínima 400 no Enem 2009 como critério de certificação para o ensino médio

Fonte: 04/02/2010 - 18h59 - Da Redação - UOL educação - Em São Paulo
Estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 em busca de certificado para o ensino médio para maiores de 18 anos, tiveram de obter pontuação mínima de 400 como condição para conseguir o diploma. O novo Enem vai substituir o antigo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) neste nível de ensino.
Esta nota foi estabelecida considerando a nota de corte utilizada pelo Encceja até o ano passado, que era 100. Foi realizada uma análise estatística para fazer a correspondência da nota 100 do Encceja com a nova escala no Enem 2009.
As secretarias de educação podem aproveitar as notas de uma ou mais áreas avaliadas no Enem 2009, de acordo com o interesse e a certificação pleiteada pelo candidato. O candidato pode pleitear a certificação em cada uma das quatro áreas do conhecimento separadamente.
As secretarias de educação dos Estados, municípios e do Distrito Federal, têm autonomia para definir os procedimentos para certificação de ensino médio com base nas notas do Enem 2009, sendo responsabilidade dessas secretarias emitir os certificados de conclusão ou a declaração de eliminação de componentes curriculares, quando solicitado pelo participante. Institutos federais de ensino também poderão emitir certificação.
Serviço
Os candidatos interessados em obter a certificação do ensino médio com base no Enem 2009 devem se comunicar com as secretarias para que essas dêem andamento aos procedimentos necessários. Recebidas as manifestações dos estudantes, as secretarias terão o prazo de 30 dias para solicitar ao Inep as notas dos candidatos, pela internet.

15 comentários:

  1. maria aparecida de souza7 de fevereiro de 2010 às 00:38

    Prof. Tenho uma filha que não frequentou ensino médio, ou seja nunca entrou em contato com conteúdos dessa Etapa escolar. mas para minha surpresa a mesma se inscreveu no Enem e teve média de 585,5 ou seja se ela quiser, porque já tem 18 anos, pode requerer a certificação do ensino médio. É isso mesmo? o que voce acha dessa situação. Eu acho que devemos rever essa forma de ensino brasileiro não? ou a forma de avaliação ou os dois?

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Aparecida, isso mesmo sua filha atingiu uma nota superior a mínima exigida. Caso tenha interesse deve procurar a secretaria de educação de seu Estado ou o órgão que a representa para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio. Desde 2009 o ENEM além de uma avalição do ensino médio tbém passa a ser uma prova de certificação. Pense comigo Maria Aparecido, muitos, mas muitos alunos mesmo que cursaram de forma regular o ensino médio não atingiram a nota mínima, sua filha que nunca frequentou superou as expectativas, isso é a prova de que a aprendizagem não ocorre apenas no espaço escolar, e o fato de não estar na escola, não significa que não tem desenvolvimento cognitivo. Talvez se estivesse na escola não teria esse resultado, pense nisso. Parabéns para sua filha. Outra coisa, ela pode tbém com esse certificado concorrer a vaga no PROUNI.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Prof. João Wagner, mas ela não se enquadra nos critérios para pleitear Prouni não. Vamos deixar pra quem realmente necessita .
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Gostaria de saber se com estas notas eu vou conseguir meu certificado do ensino medio?

    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 499.0 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 437.4 Presente
    Ciências Humanas e suas Tecnologias 443.2 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 471.1 Presente
    Redação 375.0 Presente

    Atenciosamente,

    Gilvan Cesar

    ResponderExcluir
  5. Olá Dilvan, já pode entrar em contato com a secretaria de educação de sua região, pois com estas notas vc tem sim direito ao certificado de conclusão do ensino médio.

    ResponderExcluir
  6. Prezado(a) Sr(a)

    Para ter direito ao certificado de conclusão, o interessado deverá ter 18 anos ou mais na data da realização do Enem além de ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem e o mínimo de 500 pontos na redação. Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá obter o mínimo de 400 pontos na prova objetiva e, adicionalmente, o mínimo de 500 pontos na prova de redação.

    Aqueles que fizeram o Enem 2009 com o objetivo de obter certificação de conclusão do Ensino Médio deverão solicitar esse documento até o dia 31 de março. A solicitação será feita pela Internet, na página eletrônica http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/, na qual o participante, com os números de inscrição e senha, deverá preencher o formulário eletrônico. Os interessados em declaração de proficiência em uma ou mais das matérias avaliadas pelo Enem devem preencher o mesmo formulário.

    Atenciosamente,

    INEP/MEC

    A unica informação que tenho é esta e continuo na duvida porque eu fiz 375 em redação será que vou conseguir meu certificado do ensino medio?

    ResponderExcluir
  7. Olá Gilvan, vc na verdade terá direito a eliminação de duas áreas do conhecimento, Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, para ter direito ao certificado, vc precisa elimnar tbém Linguagens e códigos, que no seu caso não será possível este ano, pq não atingiu a nota mínima na redação.
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Mas Linguagens e códigos eu fiz 499.0

    ResponderExcluir
  9. Olá Gilvam, mas a decisão do MEC é que para poder eliminar linguagens e códigos além da nota mínima de 400, precisa ter tbém a nota mínima de 500 na redação.

    ResponderExcluir
  10. Olá Gilvan, gostaria de saber quem não terminou o ensino fudamental, mas consegui as notas para obter o certificado do ensino medio com base nas notas do enm 2009 tem direito ao mesmo.

    ResponderExcluir
  11. se vc tem 18 anos completos e conseguiu todas as notas minimas estabelecidas pelo MEC, tem sim direito ao certificado do ensino médio, mesmo sem ter o do ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  12. joao wagner para obter o certificado sei que precisa de 400 pontos em cada materia , 400 pontos seria quantos por cento da prova ? em numeros significa quantos acertos mais ou menos apesar la daquele t. r . i ?

    ResponderExcluir
  13. Wagner no caso quem tirou ate 500 nas outras materias e tirou 450 ou ate 499 em redação nao tera o direito ao certificado do ensino medio?
    ouvi falar que o INEP ia rever a nota de redação isso é verdade ou apenas boato?

    ResponderExcluir
  14. Tirei 475 na redaçao e 579 na prova de Ling cod e tec , pergunto eu : costa na matriz de LC e suas TEC a area de ARTES , tenho eu proficiencia comprovada em artes ??

    ResponderExcluir