domingo, 17 de janeiro de 2010

Todos os professores OFAs serão classificados para a atribuição

Claro que a manifestação é uma ação importante. Mas, sejamos realista, o governo só voltou atrás pq sabe que a grande maioria não conseguiu a nota mínima e com isso não teria professores suficientes para o início do ano letivo, ele apenas aproveitou a situação para dizer que esta atendendo ao sindicato. O que mostra o quanto o governo é oportunista quando de seus interesses, pois eles só pensam única e exclusivamente em seus interesses.
Fax nº01 – 15/01/2010 - APEOESP
VITÓRIA DA CATEGORIA:
Mobilização em pleno recesso faz com que governo anuncie que provão terá caráter classificatório
Em pleno período de férias, os professores deram mais uma demonstração de força. Mais de 4 mil professores de todo o Estado tomaram a Praça da República na sexta-feira, 15, para participar de manifestação convocada pela APEOESP contra a avaliação excludente promovida pela Secretaria da Educação (o provão dos ACTs); devido ao grande número de professores, a manifestação transformou-se numa assembleia deliberativa.
Nossa mobilização fez com que o governo voltasse atrás e revisse sua posição com relação à prova dos ACTs e atribuição de aulas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). A principal vitória: os professores serão classificados para o processo de atribuição de aulas com a nota da prova, tempo de serviço e títulos. Ou seja, todos os professores que prestaram a prova poderão participar do processo de atribuição de aulas, independente do seu desempenho.
Outras conquistas:
1) Caso Uninove: os professores que não conseguiram fazer a prova nos dias 13 e 20 na unidade Vila Maria da Uninove não serão demitidos, como anteriormente apontava o governo, mas participarão da atribuição; a classificação será por tempo de serviço e títulos.
2) Professores com justificativa para ausência: serão aceitas justificativas por motivo de doença, óbito na família e outros relevantes; não serão demitidos, como anteriormente apontava o governo, mas participarão da atribuição e terão a classificação por tempo de serviço e títulos.
Atenção subsedes: os professores nesta situação devem providenciar documentos comprobatórios e encaminhá-los às subsedes. Por sua vez, as subsedes deverão enviar a lista destes professores para o e-mail presiden@apeoesp.org.br; além da lista, devem remeter os documentos à sede central aos cuidados de Roseli, secretária da presidenta, até o dia 22 de janeiro.
Conforme a Secretaria da Educação, os professores que realizarem a avaliação de “promoção por mérito”ou prestarem o concurso público estarão isentos dos futuros provões de ACT. É importante reafirmarmos nossa posição contrária à prova para a evolução funcional.
Durante a assembléia, os professores aprovaram a proposta apresentada pelo governo de a prova ter caráter classificatório, além da continuidade da luta pela revogação da Lei Complementar 1093/2009, e do boicote à prova para a “promoção por mérito”. A diretoria da APEOESP se reunirá na próxima semana com o secretário da Educação. Caso as propostas apresentadas pelo governo não sejam contempladas em resolução a ser publicada na semana que vem, os professores deverão reunir-se em assembléia no próximo dia 29 de janeiro.
Atribuição de aulas
Também por conta da pressão da diretoria haverá reunião técnica entre a SEE e o Sindicato para discutir a Resolução de atribuição de aulas.
Conforme decisão favorável à ação civil pública impetrada pela APEOESP, os professores em estágio probatório poderão exercer o direito de utilizar-se do artigo 22, assim como professores que por outros motivos estavam impedidos de fazê-lo. Os professores que encontrarem problemas durante o processo de atribuição devem procurar o Jurídico da APEOESP.
Revogação da Resolução SE 48
Pressão da diretoria da APEOESP fez com que governo revogasse a Resolução SE 48. Conforme já havia sido manifestado pela presidenta da APEOESP desde novembro, o governo anunciou mudanças nas regras de atribuição de aulas para o EJA, que será por disciplina e não mais por áreas.

14 comentários:

  1. E o dinheiro do contribuinte que foi gasto com essa prova?Acho que o assunto é serio, tem algo muito podre por traz dessas provas . Um governo que nao assume seus atos , como pode ainda querer governar esse país?Quanto está custando para os cofres públicos essas medidas desastrosas que no final mais uma vez tem que recuar por falta de competencia.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o resultado de um governo autoritarista, que não ouve as representatividades. Acha que esta acima do bem e do mal, faz absolutamente o que quer, mesmo que para isso tenha que usar meios contraditórios para mostrar seu lado democrático. O governo só estava esperando a manifestação do sindicato, pois ele já tinha ciência que não haveria professores o suficiente, mas não poderia assumir, pois ao fazer isso ele tbém assume que a avaliação foi uma ação errada. Então ele espera o sindicato e vem com essa conversa mole de que esta atendendo uma reinvidicação, pois esta preocupado com os professores, a escola e o ensino e o píor é que o sindicato cai nessa e fica dizendo que foi uma vitória. Nesse momento a vitória continua sendo do governo, que mantém a prova, é apenas muda o critério de eliminatório por classificatório. Assim o ano letivo começa normalmente, sem nenhuma reclamação e durante o ano temos que nos preparar, pois este governo todo ano INVENTA alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Ser autoritarista para mim não é ser democrata, e como você disse fica contraditório. Acredito que não saber ouvir o outro é sem dúvida nenhuma, estar totalmente inseguro.
    A educação precisa avançar muitos patamares ainda, mas não deixar os profissionais da área da educação se sentirem despretigiados e só se formar e se informar com seu próprio dinheiro. Tem que investir na formação dos educadores sempre, já que o salário é pouco.

    ResponderExcluir
  4. Olá, em meio a tantas incertezas, será que o concurso Peb II(PEB II) estado de SP acontecerá? OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  5. Qual a real intenção do Sr José Serra com a educação e professores?Ele deve ter algum problema ,é só perseguição,inúmeras tentativas de demoralização contra o professor.Que horror!
    E ainda há quem acredita nesses políticos desavergonhados,falo como mãe de um aluno semi-analfabeto(progressão continuada)que vai cursar neste ano a 8ªsérie do EF.Mudança já!

    ResponderExcluir
  6. Caro governador José Serra,será que teremos que mostrar nas urnas o nosso descontentamento com seus desmando principalmente com a educação? Nossos filhos não são brinquedos ou marionetes e os professores não são os vilões desta história, são a tábua de salvação dos nossos filhos que apesar de tão sacrificados ainda nos fortalece pois quanto ao governo que tem como secretário da educação um sr Paulo Renato,me desculpe a credibilidade é 0.
    Sr governador, faça o sr e o secretário da educação as avaliações que impuseram aos professores, mas uma avaliação da realidade, de uma sala de aula. Veremos quem vai precisar de "reciclagem"

    ResponderExcluir
  7. A cada dia observamos os mandos e desmandos da SEE, com isso o governo mostra claramente que não esta preocupado com a educação e sim com a eleição. Espero de verdade que nós possamos mostrar nas urnas a nossa indignação e revolta.

    ResponderExcluir
  8. Absurdo deixar um zé mané que tem uma vida para estudar entrar na classificação.... se ele não atingiu O MINIMO tem que cair fora mesmo.... se não gosta ed estudar, vai fazer faxina poxa!! Agora um bando de fóssil passa na frente de um monte de gente competente por causa desse lixo de sindicato... esse sindicato só defende os semi-alfabetizados mesmo....

    ResponderExcluir
  9. Resposta ao Anonimo
    Só porque voce fez os 40 pontos não quer dizer que seja um bom professor.Conheço muitso otários como voce.

    ResponderExcluir
  10. CAROS PROFESSORES, ESTE BLOG TEM COMO PRINCÍPIO A DEMOCRACIA, TANTO QUE NÃO LIMITO NEM UMA POSTAGEM, MAS POR FAVOR, PRECISAMOS MANTER O RESPEITO. PODEMOS DEMOSTRAR TODAS AS NOSSAS INSATISFAÇÃO, MAS SEM OFENDER, TODOS PODEM E DEVEM MANIFESTAR SUA OPINIÃO, MAS RESPEITANDO OBRIGATORIAMENTE OS OUTROS. PROFESSOR É SUJEITO DO EXEMPLO. ABRAÇOS A TODOS

    ResponderExcluir
  11. OI, SOU PROFESSORA DE SOCIOLOGIA E CONCORDO COM OS COMENTÁRIOS SOBRE ATRIBUIÇÃO DE AULAS A QUEM NÃO ALCANÇOU O MÍNIMO DE PONTUAÇÃO, ACREDITO QUE ATÉ AS FALTAS NA PROVA FORAM ARTICULAÇÕES DO SINDICATO PARA BOICOTAR A MESMA,É FACIL ARRANJAR ATESTADO NÉ....DAR AULA A MAIS DE 20 ANOS E NÃO SABER O MÍNIMO DA SUA DISCIPLINA É TRISTE, POR ISSO TEM TANTO FILHO DE PROFESSOR NAS ESCOLAS PARTICULARES...DEVEMOS BUSCAR ANTES DE MAIS NADA ARTICULAÇÃO POLÍTICA E TER CONSCIÊNCIA DE CLASSE, POIS TENTAR CONCIENTIZAR OS PROFESSORES É UMA COISA TER CONSCIÊNCIA É OUTRA, PASSEI NA PROVA FIZ 51 PONTOS E NÃO ESTUDEI APENAS DEI UMA LIDA NOS AUTORES NA ÚLTIMA HORA...E MESMO QUE NÃO ALCANÇASSE A PONTUAÇÃO SERIA CONSCIENTE QUE NÃO HAVIA ME ESFORÇADO PARA TANTO...AVALIAR E CRITICAR ALUNO É FÁCIL, DIFICIL É SER AVALIADO...

    ResponderExcluir
  12. Olá professora Anônima, quero apenas deixar claro que todos os comentários são bem vindos, apenas penso que ser grosseiro e mal educado não combina com professor. Alías concordo com as colocações, mas sempre existem dois lados, por isso o espaço aberto.
    abraços

    ResponderExcluir
  13. prof.lucia
    Olá aninimos,seus nomes ja diz,dignos de pouca coragem.Reclamam do que se vc tirou nota maior irão serem atribuidos na frente.Nota não significa saber tudo,ser melhor.Solidariedade amigos,vc ainda não descobriu a nota de como se livrae do câncer,das soterrações,dos desastres...Pense nisto e vou rezar por vc

    ResponderExcluir
  14. Anônimo

    Graças a Deus o Sr.José Serra está fora,já foi tarde demais,autoritário,ainda achava que ia ganhar as eleições,chamando todos de ignorantes,as pessoas já estão vendo que ele só tem blá blá blá,houve justiça. 04/11/2010

    ResponderExcluir