sexta-feira, 26 de junho de 2009

Escola Estadual em reforma dá aula para alunos no pátio

Infelizmente não é uma realidade pontual, tenho certeza que este seria o desejo de todos os envolvidos em educação, mas a indisciplina e os atos infracionais estão presentes em várias unidades escolares, e o píor e que estamos de mãos atadas, sem apoio de ninguém, criando pequenos grupos em cada escola para tentar sanar todos estes problemas que influenciam diretamente nos mecanismos de aprendizagem.
Fonte: 26/06/2009 - Gilberto Yoshinaga e Adriana Ferraz - do Agora
Uma sala de aula foi improvisada, desde a última segunda-feira, no pátio da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro, em Mogi das Cruzes (Grande SP). Segundo os alunos, isso acontece porque duas salas de ensino estão sendo reformadas e a escola não dispõe de outros espaços físicos adequados.
A Secretaria de Estado da Educação nega a informação e diz que as aulas no pátio foram "um caso pontual" ocorrido somente na quarta-feira. Alunos de outras séries, no entanto, afirmam que, durante toda a semana, quatro turmas tiveram aulas no pátio. "São duas turmas da 7ª série de manhã e mais duas da 5ª série à tarde", afirma uma aluna da 6ª. "Eles fazem as aulas no pátio, perto dos banheiros. Tem gente que tira sarro", diz um aluno. Situada em um bairro de periferia, a escola também seria alvo de vandalismo por parte de alguns alunos. "Eles quebram carteiras, cadeiras e vidros das janelas. Até guerra de merenda eu já vi", afirma um garoto da 6ª série. "Se você encontrar uma sala de aula que não tenha pelo menos um vidro quebrado, eu te dou R$ 10", desafia ele. Segundo uma funcionária da escola, que pediu para não ser identificada, o prédio é antigo --foi inaugurado em maio de 1977-- e "há tempos" precisava ser reformado. "Estudei aqui e hoje sou funcionária. Nunca vi a escola ter uma reforma como esta que será feita", diz ela, que não soube dizer quando foi realizado o último reparo. "Os pais e alunos deveriam entender que a sala de aula improvisada é necessária para melhorar a estrutura de toda a escola. A funcionária lembra que, na última reunião de pais, realizada há cerca de dez dias, a direção comunicou que a reforma causaria transtornos. "É como a reforma de uma casa. Ficamos privados de espaço por um tempo, para depois usufruirmos de mais conforto", explica. "Não vejo motivos para alarde. Segundo uma professora, outras salas de aula também serão reformadas. "Pelo que sei, esse projeto vai reformar a escola toda. Para as aulas não serem interrompidas, serão reformadas duas salas de cada vez", diz. Ainda de acordo com ela, a unidade possui 15 salas de ensino e cerca de 1.600 alunos, nos ensinos fundamental e médio, com aulas nos três períodos --manhã, tarde e noite. O pai de uma aluna confirma que foi avisado, mas diz que a ideia não foi tão boa. "Minha filha diz que o pátio é frio e que os cadernos ficam misturados com pratos de merenda", conta ele. Ontem, os alunos tiveram aulas no pátio mesmo com as baixas temperaturas. Na cidade, a temperatura mínima registrada foi de 12C. Na segunda-feira, a temperatura mínima foi de 10C. O Agora foi à escola, mas não teve autorização da direção para ver as instalações improvisadas no pátio. Também não foi possível verificar as salas de aula que estão em obras nem as que ainda serão reformadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário