quarta-feira, 20 de maio de 2009

Serra veta lei contra lanche calórico na escola

O Governo é tão rigoroso com relação ao cigarro, mas deixa livre as guloseimas engordativas e que podem causar malefícios aos alunos. A própria lei estadual que regulamenta as cantinas escolares não funciona, pois muitas escolas tercerizam estes espaços e não faz nenhum tipo de cobrança e/ou fiscalização, apenas o aluguel que todo mês chega certinho para as APMs.
Fonte: "AGORA"
O governador José Serra vetou ontem o projeto de lei que estabelecia a proibição da comercialização nas cantinas das escolas públicas e particulares do Estado de lanches, bebidas e outros alimentos de alto teor calórico e que contenham gordura trans.O projeto de lei, que ficou conhecido como "lei anticoxinha", havia sido aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa em abril. Em nota, o governador José Serra justificou a decisão dizendo que, "o governo optou pelo veto porque a medida faz utilização de conceitos vagos e imprecisos, que carecem de rigor técnico".Serra justificou ainda o veto dizendo que as cantinas estaduais já são disciplinadas por uma portaria de 2005, que recomenda a comercialização de alimentos saudáveis.A nota termina dizendo que o governo está "aberto ao diálogo" para discutir outras formas de regulamentação. Na época da aprovação, a lei era justificada sob o argumento de que o cardápio inadequado pode repercutir negativamente na saúde dos alunos. "A limitação de certos produtos nocivos é uma forma de auxiliar as famílias na educação alimentar de seus filhos."

3 comentários:

  1. Este governador é corrupto e cedeu aos empresários lobistas, que devem ter pago uma boa grana para este incompetente!!!
    O comércio de produtos não saudáveis geram muito mais lucros, e prejudicam a saúde, favorecendo assim a mafia branca de médicos e laboratórios!!!
    Os pais tem que ir as ruas e reivindicar pela decisão da assembléia, que representa o povo, e pedir a renúncia deste interesseiro safado que é este Serra!

    ResponderExcluir
  2. O que realmente interessa a estes empresários são os lucros, e o nosso governardo sabe mais do que ninguém o quanto estes produtos são inadequados pois ele como médico deveria ser o primeiro a aprovar esta Lei

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente,
    Na escola se aprende muitas coisas importantes (será mesmo?), mas não aprendemos a nos alimentar... para observarmos isso, basta sair na rua e contemplar a paisagem...
    E quem tem culpa?
    A escola não deve se omitir disso, nem mesmo o governo, pois a doença surge na sociedade, apenas quando o povo não sabe como manter a saúde e isso não precisaria nem ser dito:
    A escola é o principal veiculo formador de hábitos, visto que mesmo as familias precisariam mudar os seus para poder ensinar corretamente os filhos...
    Por isso, quando soube dessa lei, pensei: "ja estava na hora"
    Mas deixa pra lá, se alguem ficar obeso, que se dane, a escola não tem nada a ver com a educação de base mesmo...
    O IMPORTANTE É CONSUMIR
    A MTV QUE O DIGA!

    ResponderExcluir