quarta-feira, 29 de abril de 2009

Criador do Enem, Paulo Renato criticou divulgação das notas

Talvez o Secretário fique triste porque mostra a realidade das escolas sob sua responsabilidade, quem sabe com esses dados ele perceba que as escolas precisam de ações conjuntas e não impositivas, pensando em números para 2010.
Fonte: 29/04/2009 - 09h38 - Da Redação* - UOL Educação - Em São Paulo
O criador da prova e atual secretário estadual da Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, criticou a divulgação das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2008. Ele diz que os alunos que participam em cada escola não necessariamente representam uma média dos que lá estudam, uma vez que o exame é voluntário. Mas o MEC sustenta que a informação é relevante.
Prestação de serviço
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou todos os dados do Enem 2008 ontem (28). A divulgação dos dados do Enem é uma boa ferramenta para pais e estudantes compararem o desempenho entre escolas de sua região. A afirmação é do presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. "Isso é uma prestação de serviço. Uma ferramenta que permite olhar como está a escola e compará-la com outras instituições de públicos similares", diz. Mas alerta: "O Enem não deve ser o único fator na hora de escolher uma escola. Há os valores morais, uma escola pode ser rígida ou liberal de mais. Não há um indicador único."

Melhor estadual está em 924º lugar

A escola pública estadual paulista com maior pontuação surge só em 924º lugar e fica em Taboão da Serra. Trata-se da Escola Estadual Lúcia de Castro Bueno, que "tirou" nota 58,51. A única escola pública de São Paulo a aparecer entre os dez destaques é um centro federal, que dá formação técnica e seleciona seus alunos. É o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, que obteve 73,38 pontos no Enem 2008. Na escola paulista de melhor desempenho no Enem, o aluno não paga mensalidade. No entanto, ela é classificada como "particular" pelo Inep. Os estudantes do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, de São José dos Campos, obtiveram nota 76,02 (em 100) no Enem 2008. Foi a 8ª mais alta do País. Todos são ex-estudantes do ensino público que passaram em uma concorrida seleção para estudar em um colégio mantido pela fabricante de aviões Embraer. A empresa investe R$ 14 mil por aluno ao ano. E eles superaram colegas dos tradicionais Bandeirantes, Vértice e Etapa, cujos pais desembolsam quase o dobro para mantê-los nesses colégios. Na lista geral do Brasil, o Colégio São Bento, do Rio, uma das únicas que ainda só aceitam meninos, teve a melhor o melhor desempenho pela terceira vez com pontuação de 80,58.

O que é o Enem

O Enem é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC desde 1998. A primeira lista com dados saiu em 2006. Os candidatos participam da prova voluntariamente e podem medir seu desempenho em habilidades e competências. Tanto quem está no ensino médio quanto quem já concluiu pode fazer o exame. A prova, até o ano passado, era composta por 63 questões objetivas e mais uma dissertação - aplicadas no mesmo dia. O Enem 2009 deverá ter um formato diferente, com 200 questões e realização em dois dias diferentes. A intenção do MEC é que ele sirva para substituir o vestibular em universidades federais. *Com informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário