sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Enem PPL 2023: Começa o período de inscrições

Termina, às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 27 de outubro, o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2023. O período para solicitar atendimento especializado ou tratamento por nome social, assim como para excluir ou transferir participantes de unidade é o mesmo. Os procedimentos devem ser realizados pelos responsáveis pedagógicos, por meio do Sistema PPL.

A data final para adesão ao exame também é a mesma. Os órgãos interessados em aplicar as provas em suas unidades também têm até esta sexta-feira (27) para firmar o acordo junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e indicar o Responsável Estadual. As instituições devem formalizar o interesse por ofício, a ser enviado para o e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br (o modelo consta anexo ao edital do exame). O documento deve ser assinado pelo secretário de estado responsável pelo órgão de administração prisional ou socioeducativa.

  • O Responsável Estadual tem, entre suas funções, a incumbência de cadastrar todos os envolvidos no sistema de adesão (Assistentes Estaduais e Responsáveis Pedagógicos), acompanhar as atividades e divulgar os resultados aos participantes.
  • Ele é também o interlocutor, junto ao Inep, encarregado de indicar as unidades prisionais e socioeducativas aptas a participarem da aplicação dos exames em observância aos critérios dos editais e em comum acordo com o diretor de cada unidade prisional ou socioeducativa onde serão aplicadas as provas.

Enem PPL — A aplicação do Enem PPL 2023 ocorrerá em 12 e 13 de dezembro. As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.

Enem — O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário