quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Pesquisa mostra que jogos digitais elevam aprendizado

Uma pesquisa realizada com quase 60 mil alunos brasileiros mostra que os jogos digitais elevam o nível de aprendizado e de interesse pela matemática nas escolas brasileiras. É o que afirmaram 91% dos estudantes entrevistados pela empresa israelense Matific, especializada em gamificação para o matemático.
 
Segundo os próprios alunos, o sistema de jogos virtuais retiram da matemática o rótulo de "vilã" e a transformam na "queridinha" das atividades escolares. De acordo com a pesquisa, que ouviu alunos da rede pública e do sistema privado de ensino, de 5 a 12 anos, além de 2 mil professores, do ensino fundamental até o 6º ano, 83% dos estudantes afirmaram que passaram a "amar" a disciplina com a plataforma de gamificação. Fato também comprovado pelas respostas de 99,5% dos docentes, que disseram que os alunos agora têm mais interesse graças à ferramenta.
 
A plataforma da Matific é utilizada atualmente por 450 escolas no Brasil, com cerca de 100 mil alunos da rede pública e privada. O sistema possui 1,6 mil jogos pedagógicos alinhados ao currículo escolar de cada região do País e cerca de 600 planos de aula, além de relatórios de desempenho dos alunos de forma automática e em tempo real. O programa é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de jogos e outra funcionalidades. No mundo, atende cerca de 2,5 milhões de crianças, de 40 países.
 
Para a psicopedagoga Ana Paula Camagnani, consultora da Matific Brasil, é preciso mudar a maneira de ensinar matemática. "O mundo evoluiu, ensinar matemática de forma rígida, baseado em decorar e memorizar, além de não funcionar, assusta. Os alunos precisam entender de forma prática como a matemática afeta a nossa vida no dia a dia e nada melhor do que jogos educacionais para demonstrar isso", comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário