quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Curiosidade: por que a maçã é oferecida ao professor?

Fonte: CPP

Os mais jovens desconhecem o significado de presentear ao mestre com uma maçã. Como hoje é o Dia do Professor, vamos comentar esta curiosidade.

Há várias simbologias que ultrapassam o simples desejo do aluno de agradar ao professor. Uma delas afirma que a maçã simboliza o conhecimento que, quando cortada em duas partes, se transforma em  um pentagrama, o símbolo do saber.
Outra está relacionada à  lei da gravidade e à sabedoria. Refere-se aquela célebre história da maçã que caiu sobre a cabeça de Newton.
Há uma terceira, que cita a clássica representação de Adão e Eva e a conotação da vontade do ser humano  em ter acesso ao conhecimento.
Entretanto, existe uma explicação que está bem mais ligada a identidade da vida dos professores brasileiros do século 21.
Diz a lenda que esta tradição vem dos séculos XVI ao XVIII, quando os mestres eram muito mal remunerados. E, como a maçã era um dos alimentos mais comuns na Europa, oferecer a fruta como compensação pelo trabalho era a solução que os pais encontraram para compensar os professores.
Mas, sem dúvida, oferecer uma maçã ao professor, seja qual for a época, sempre há de ser um gesto de carinho e gratidão.
De qualquer forma, com ou sem maçã, é preciso que os docentes sejam valorizados e dignificados. Só assim a educação brasileira conseguirá erguer-se como base primordial para o desenvolvimento de uma nação poderosa.
Parabéns, professores. Em suas mãos está a responsabilidade de erguer um país mais lúcido, consciente e justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário