sábado, 14 de janeiro de 2012

Governo de SP quer que 12 mil professores dispensados devolvam parte do salário

Mais uma palhaçada educacional. Assim dizem que respeitam os professores. Conversa para boi dormir e mesmo assim só tem dormido com muito remédio. Cada dia tá píor. Quando vc pensa que haverá mudança, percebo que existe mais do mesmo. Ou seja mudam as pessoas, mas a falta de respeito com os docentes continua a mesma. Qualidade no ensino com esse tratamento aos educadores, não teremos NUNCA.
Fonte: UOL Educação - 14/01/2011
Cerca de 12 mil professores temporários do Estado de São Paulo foram dispensados em dezembro de 2011 e agora terão que devolver parte do salário referente aos dias não trabalhados após a dispensa.
Os profissionais faziam parte da chamada categoria L, que foi extinta pela Lei 1.093 de 2009. Eles eram admitidos em caráter temporário para situações especiais e sem processo seletivo. De acordo com esta lei, todos os professores pertencentes a essa categoria seriam dispensados no final de 2011.
“Nós já ajuizamos uma ação para que seja pago o valor integral de dezembro e para que todos os docentes recebam 1/3 das férias”, disse Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do estado de São Paulo). Ela afirmou que o contrato assinado por esses professores sempre foi criticado pelo sindicato: “Achamos que o trabalhador não tem nenhum amparo. Essa lei tira direitos trabalhistas dos professores, que saem de mãos vazias”.
Segundo nota da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o “único erro da Administração em relação a esses professores foi o pagamento relativo a dezembro do ano passado em valor acima do devido. Por isso, os docentes que integravam a extinta categoria L e que receberam neste mês o salário relativo ao mês de dezembro terão de fazer a devolução do valor referente ao período entre a dispensa e o dia 31 de dezembro de 2011”. Em relação às férias, a Secretaria afirma que o pagamento foi feito em janeiro de 2011.
O valor que deverá ser devolvido varia de acordo com as datas de encerramento do ano letivo de cada unidade de ensino. De acordo com a nota, a forma como o dinheiro será devolvido “ainda será definida, conforme a situação de cada docente, uma vez que educadores que integravam a categoria L poderão firmar contrato com o Estado para lecionar neste ano letivo”.
O processo de atribuição de aulas acontece entre os dias 26 e 31 de janeiro.
Professor auxiliar
Foi divulgado ontem (13), no Diário Oficial do Estado, que as escolas estaduais terão professores auxiliares a partir deste ano. Esses docentes darão suporte aos professores titulares na assistência a alunos dos ensinos fundamental e médio.
Também será implantada a chamada recuperação intensiva, que pretende formar classes para até 20 estudantes em quatro etapas do ensino fundamental, com estratégias pedagógicas específicas, de acordo com as necessidades dos alunos.

7 comentários:

  1. professor, por favor vc sabe me dizer se a miseria que esta provisionada no BB para ser pago no dia 19/01/2012, refere-se á 1/3 das ferias ao qual temos direito?

    ResponderExcluir
  2. Sou meio desinformado, mas, me diga uma coisa, professor efetivo tem direito a receber 1/3 de férias? Caso isso proceda, quando que o pagamento costuma ocorrer? Faz um ano que entrei no Estado, mas ainda me encontro bem perdido quanto às informações básicas.
    Abçs.

    Anderson

    ResponderExcluir
  3. É triste....os professores estão sendo tratados pior do que o cachorro de rua ....
    Comecei a lecionar em 1998 já perdi as contas de tantos direitos foram tirados de nós professores.Os mais gritandes que eu me recordo são , o aumento da contribuição que era 5% e agora é 11%,a implantação dos agregados para uso do IAMSPE,alguns miseres aumentos em forma de gratificação e que atualmente incorpora no salario base e diz que está dando aumento e mero detalhe em doses homeopáticas estava esquecendo da provinha MÉRITOOOOOOO somos os únicos funcionários público até esse privilegio "PALHAÇADA" , a divisão do corpo docente em varias categorias e que não da direito a nada como servidor público " mero detalhe trabalha na mesma repartição e lida com o mesmo publico " porém cumpri regras diferentes e sem direito algum simplesmente é dispensado com uma mão na frente e outra atrás e se duvidar com divida em banco para poder devolver o dinheiro para o governo que é seu de direito, ha estava esquecendo e o auxilio alimentação que ultimamente não dá mais para comer a coxinha e o refrigerante junto ,e o adicional local exercício que tirou da maioria das escolas,AFFFFFFFFF É muita noticia ruim ....Entra secretario sai secretario e eles conseguem piorar mais ainda o que já está rui.......
    O duro que eles lançam projetos que no papel a filosofia é linda porém na prática .......
    Gente essa eu tenho que dividir para vocês sabem o PROGRAMA COMPUTADOR DO PROFESSOR ,pois bem escolhi um que demorou para ser entregue pois mudei de endereço comuniquei no FALE CONOSCO no sayte deles enfim chegou depois de dois meses , estou na segunda parcela detalhe o JUROS E IOF É PAGO PELO GOVERNO na primeira parcela a fazenda depositou o valor do IOF E JUROS direto na minha conta ,aí no mesmo dia o banco faz a retira ...Neste mês a FAZENDA NÃO DEPOSITOU MAS MESMO ASSIM O BANCO DO BRASIL DESCONTOU DA MINHA CONTA ...fui falar com o gerente afffffffffff me senti um ninguém pois ele falou que o sistema é automático e que eles não tem nada haver com o problema ...Retruquei dizendo o "GOVERNO NÃO CUMPRI COM SUA PALAVRA E EU QUE PAGO O PATO" enfim não sei nem como resolver esse problema mandei email para a CENP pro jornal AGORA enfim to vendo que terei que ir lá na fazenda para resolver isso......é demaisssssssssssss afffffffff
    DESABAFOOOOOOOOOO DESCULPE MAS TÁ OSSOOOOOOOO
    Abraços a todos e João adorei o seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Sim, esse valor provisionada é das férias.

    Prof Anderson, prof efetivo tem sim direito a férias. Vc recebera por volta do dia 20 de janeiro.

    Darismar, use sempre este espaço como quiser. Entendo e respeito o seu desabafo.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. É, o meu não caiu, preciso ver o porquê de não ter caído. Mesmo assim, obrigado, João, pela resposta.
    Abçs,

    Anderson

    ResponderExcluir
  6. Professor João, achei o blog muito interessante. Tenho acompanhado sempre e agora decidi me tornar uma "seguidora".
    Sou professora de Língua Portuguesa, leciono há 3 anos no Estado de SP e sou cat. O, fui aprovado neste último processo seletivo e até o momento não peguei aulas, estou muito desanimada com a educação do Estado, sinto em até dizer que mesmo amando essa profissão, talvez tenha feito uma escolha errada, pois hoje pago outro curso de faculdade "Pedagogia", só não desisti do curso, pois estou na reta final, e estou sem emprego, sem saber como custearei minhas contas e meu curso. Como profissional, me sinto a mais desvalorizada possível, investi nos meus estudos e até hoje não tive nenhum retorno, seja financeiro ou satisfação.
    Mesmo que seja miníma, ainda tenho esperança de que essa situação mude, pois não só eu, como muitos colegas de trabalho, que também amam essa profissão, desejam melhoras no ensino público.
    Estou ansiosa para saber sobre as aulas de reforço, pois acredito que essa seja a última chance que terei para lecionar este ano, caso contrário terei que procurar outra profissão.
    Gostaria que você postasse informações referentes as aulas de reforço e professor auxiliar.
    Obrigada, esse espaço me ajudou para este desabafo!

    Prof. Eliane

    ResponderExcluir
  7. Olá Prof Eliane, obrigado pela visita e pelas palavras ao blog.
    Sei que passa por um momento difícil. Eu mesmo sei bem o que é isso, pois já passei por situação semelhante. Mas acredite não desista. Tenha certeza que em breve tera aulas atribuidas e pode deixar assim que tiver notícias sobre as aulas de reforço, postarei. Abraços

    ResponderExcluir