sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mesmo com baixa frequência, creches de SP abrem em janeiro de 2012

Entendo que os pais precisam deixar seus filhos na creche no mês de janeiro e que é impossível que todos tirem férias no mesmo período. Mas precisamos ponderar algumas coisas:
A creche não é depósito de criança e de acordo com a lei é a primeira etapa da educação básica, e por isso tem um carater muito mais educativo do que social, pois temos profissionais capacitados para a prática pedagógica nessas instituições, e que merecem ser respeitados. Nesse caso pensa-se apenas nos pais e nos docentes ninguém lembra. Mais ainda alguns pais serão capazes de dizer que são pagos para isso...
Outra coisa importante, o processo de educação e formação tem início em casa, no berço da família e há muitos anos todos esquecem isso e jogam literalmente nas costas dos professores única e exclusivamente essa responsabilidade. O que é um erro.
Os pais trabalham e tiram férias, emendam feriados, mas sempre mandam seus filhos para a creche e nunca querem ficar com os mesmos. Isso ninguém questiona. Por isso temos essa sociedade abandonada, largada, com todos os tipos de violência e cadê que ninguém questiona os pais sobre isso. E mais fácil jogar a culpa na escola.
Continuem com esse pensamento, assim teremos cada vez mais uma sociedade pior.
Fonte: 02/12/2011 - 12h31 MARCELLE SOUZA - Folha de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo confirmou que vai abrir creches no período das férias em 2012. Desde 2008, a Justiça determina que unidades permaneçam abertas para atender os pais que trabalham e não têm com quem deixar as crianças.
A Defensoria Pública de São Paulo propôs uma ação civil pública em 2007 para garantir a abertura as creches durante o período de férias. Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Justiça negou o recurso da prefeitura e manteve a decisão em primeira instância.
Na ação, os defensores afirmam que, além de educação, as creches possuem um caráter de assistência social e, por isso, são caracterizadas como um serviço essencial, que deve ser contínuo e ininterrupto.
A Secretaria Municipal da Educação diz que o fechamento das creches nas férias é importante para que sejam feitas manutenções e dedetizações nas unidades. "O fato de todos os funcionários saírem de férias ao mesmo tempo também facilita a organização escolar ao longo do ano", afirma. Em janeiro deste ano, a média de comparecimento foi de 320 crianças por diretoria de ensino.
A prefeitura não respondeu se já recorreu da decisão do TJ.

2 comentários:

  1. Tenho certeza que muitos pais deixariam seus filhos na creche no periodo de férias, eles trabalhando ou não pois alguns levariam simplesmente pq não querem ficar com as crianças em casa.
    Penso então que se as creches abrissem os pais que não estiverem trabalhando teriam que passar o dia lá com seus filhos, onde poderia ser feito atividades com ambos.
    A escola virou a segunda casa das nossas crianças, adoraria ficar as férias inteiras com meus filhos mais não posso tenho que trabalhar pois tb precisamos comer e nos manter.
    Se as creches abrissem seria muito bom pra mim que não tenho com quem deixar meus pequenos, e confio muito na escolinha onde estão.

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que alguns pais como a senhora de fato precisam da creche e reconhecem a sua importância, isso e muito positivo, contudo infelizmente vivemos uma época de inversão de valores e muitos pais mandam os filhos para creche mesmo não tendo nada para fazer, apenas exoneram a escola com mais um papel que seria muito melhor se fosse dividido com a família. E triste o que vou dizer mas hoje em dia o pensamento da senhora é o da minoria, alguns pais veem a creche como deposito de crianças e isso não pode ser aceito. Tenho certeza que a senhora em suas férias fica muito com seus filhos em casa do que na creche. E isso mesmo, tem que curtir e acompanhar os filhos sempre que possível. abraços

    ResponderExcluir