terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Alckmin muda progressão continuada

Apenas para lembrar, esse mesmo governador em sua ultima gestão disse que faria essa mudança e não fez, o último governador tbém prometeu e não fez, espero que dessa vez de fato isso ocorra. Hoje se faz necessário essa mudança, pois os ciclos estão longos demais o que prejudica sua eficácia e eficiência. somado ao esquecimento docente e infraestrutura pioramos ainda mais o quadro. Acho engraçado o governo aparecer com uma proposta já determinada e vir com esse argumento que vai ouvir a rede, isso é palhaçada, esse governo nunca ouviu a rede, eles falam isso para enganar a população que não sabe como as coisas acontecem na rede estadual. Essa mudança será mais uma lei imposta, a consulta é só para fazer média e tentar mostrar que o governo é democrático, o que é difícil, vindo de um governo altamente impositivo. Mas enfim, a mudança pela mudança, sem capacitação, orientação e sensibilização não estabelecerá resultados e continuará a eterna briga progressão continuada x aprovação automática.
Fonte: 04/12/2010 - FÁBIO TAKAHASHI - FOLHA DE SÃO PAULO
O governo Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu alterar a progressão continuada na rede estadual de ensino. A principal mudança deverá ocorrer no sistema de reprovação dos estudantes.
Hoje, o aluno do fundamental só pode repetir ao final do quinto e do nono ano. A ideia é que a retenção ocorra também no terceiro ano. Assim, o número de ciclos sobe de dois para três.
A antecipação da reprovação permite que o aluno com sérias dificuldades seja recuperado mais rapidamente (em vez de demorar cinco anos para refazer uma série, passe a ser depois de três).
O provável efeito colateral será o aumento da repetência. Estudos mostram que o repetente tende a piorar de notas e tem mais chances de abandonar a escola.
A Folha apurou que já está finalizado estudo com o novo desenho do programa. "Pessoalmente, acho que vamos ficar mesmo com três ciclos", afirmou o novo secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, ao ser indagado pela reportagem.
Ele ressaltou, porém, que o assunto ainda está em análise na secretaria.
CONSULTA
Deverá haver também consulta aos professores sobre a mudança, que deve entrar em vigor em 2012.
Segundo Palma Filho, outro ponto analisado é o modelo de reforço escolar.
O novo titular da Educação, Herman Voorwald, disse que irá se pronunciar amanhã. Logo após ser anunciado por Alckmin, ele disse que o sistema "é fundamental", mas precisa de revisão.
A mesma posição foi apontada pelo governador na campanha eleitoral.
Implementado no governo Mario Covas (PSDB), o sistema sofreu ataques durante a última disputa ao Palácio dos Bandeirantes.
Além das críticas eleitorais e de educadores, outro fator considerado é a mudança da regulamentação federal para o ensino fundamental.
No ano passado, o Conselho Nacional de Educação recomendou que no início da etapa haja um ciclo de três anos para evitar a reprovação de crianças com seis ou sete anos. Para o órgão, o aluno precisa de ao menos três para se alfabetizar e não faz sentido reprová-lo antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário