segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Professores recebem aumento para trabalhar em escolas públicas de baixo desempenho nos EUA

Se fosse em São Paulo, o professor perderia no bônus, ganharia menos e não teria direito a aumento pelo mérito. E na verdade seria castigado indo para as escolas com baixo desempenho. Esse mesmo governo um dia aumentou a verba das escolas com as melhoras notas e diminui a verba das escolas com baixo rendimento, e isso ocorreu por vários anos, talvez por isso ainda temos sérios problemas na educação paulista. Falta de investimento? não. Falta de organização, planejamento e olhar para o professor com mais respeito? sim.
Fonte: Portal Aprendiz - 09/08/2010
Apesar do financiamento, do esforço e do desempenho de um grupo de escolas, a cidade norte-americana de Boston ainda enfrenta dificuldades para melhorar o desempenho dos alunos. Para tentar solucionar o problema, surgiu uma experiência chamada “Mais Professor” (na tradução para o português), que bonifica educadores para o trabalho em escolas com baixo desempenho.
Por meio do programa, o governo transfere a metade dos docentes de determinadas instituições de ensino, mudando também diretor e vice-diretor. Então, uma entidade juntamente com o poder público recruta alguns dos melhores professores da rede, pessoas identificadas por excelência e por ter as vidas vinculadas à melhora do desempenho dos alunos.
Os profissionais são convidados para trabalhar em escolas de locais pobres, violentos, com alunos de famílias estrangeiras. Os professores vão ganhar um salário a mais por essa mudança. O acerto foi resultado inclusive de acordo com o sindicato dos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário