terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fim do turno da fome em escolas de SP fica para 2011

Como digo sempre, na época de eleições até coelhinho da páscoa existe, depois que ganha.... Ficamos nós esperando que as promessas saiam do papel, grande engodo, pq isso não acontece e cada hora as desculpas aparecem de um jeito. Essa e a preocupação com a qualidade do ensino. Enquanto o turno da fome existir, milhares de crianças estarão sofrendo com perdas irreparáveis de informações, conteúdos, e acima de tudo de aprendizagem. É importante lembrar que isso não ocorre apenas na prefeitura, ainda existem escolas estaduais com este turno, ou com um tempo reduzido de aula em relação aos outros alunos do mesmo sistema de ensino.
Fonte: Agência Estado - 05/01/2009
São Paulo - A cidade de São Paulo vai manter o chamado turno da fome em escolas municipais até, pelo menos, 2011. A cidade entrou em 2010 com 47 escolas em que 19 mil crianças têm aulas apenas no horário de almoço, entre 11 horas e 15 horas. A Prefeitura anunciou ontem que deve conseguir acabar com as aulas na hora do almoço até 2011. O fim do turno da fome era uma promessa de campanha do prefeito Gilberto Kassab (DEM).
Entre 2008 e 2009 havia 69 escolas e um total de 29 mil alunos estudando nesse horário. Questionada, a Secretaria Municipal de Educação informou não haver justificativa para o fato de o problema não ter sido resolvido até agora. E que considera um "grande trabalho" a redução que já houve desde 2008.O governo também não precisou a data do fim do turno da fome. Segundo a secretaria, o andamento dos projetos depende de diversas condições - como o planejamento das obras, por exemplo. Kassab já chegou a afirmar que acabaria em 2010 com esse procedimento.
O turno da fome foi adotado em áreas de grande demanda, onde não há vagas nos períodos da manhã e da tarde. Segundo o secretário de Educação, Alexandre Schneider, o prefeito deve anunciar para este ano a construção de cerca de 50 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef). De acordo com ele, esse número seria suficiente para acabar com o terceiro turno, como também é conhecido o turno da fome.
Creche
O déficit de vagas em creches municipais, problema que se arrasta há anos na cidade, pode ser resolvido só em 2012. Segundo a secretaria, 86.858 crianças estavam na fila de espera em setembro de 2009. No entanto, a Prefeitura trabalha com os números de 2008, quando assumiu o governo. Assim, até o fim da gestão, a intenção é de criar 57.607 vagas.
Outras 28.524 crianças aguardam para estudar em pré-escolas. Para este ano, segundo Schneider, a Prefeitura deve anunciar a construção de 136 unidades de escolas municipais de educação infantil (Emei). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário