quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Professores reprovados em exame de temporários vão intermediar conflitos

Prefiro não comentar... Fonte: 22/12/2009 - 13h06 - Agência Estado
Os professores temporários de São Paulo que não passarem na prova de seleção da Secretaria Estadual da Educação serão destacados para trabalhos que incluem a mediação de conflitos internos nas escolas e visitas às casas dos alunos. O programa, em criação pelo governo do Estado, leva o nome provisório de "professor mediador escolar e comunitário" e será instituído a partir do próximo ano letivo para atender a uma demanda que surgirá diante da nova legislação que regula o trabalho temporário dos servidores, aprovada neste ano.
A maioria dos docentes não concursados está sujeita à seguinte regra: quem for reprovado na avaliação não poderá lecionar em 2010, mas terá a garantia da recém-criada jornada mínima de 12 horas semanais em atividades extraclasse. Cerca de 88 mil temporários podem cair nesse grupo - a rede estadual de educação tem cerca de 230 mil professores entre efetivos e temporários.Em princípio, os temporários mal avaliados com garantia de jornada básica fariam somente trabalhos de apoio nas salas de leitura. Mas como são profissionais com experiência letiva de três anos ou mais na rede, a secretaria quer aproveitar a formação pedagógica do grupo nos papéis de mediadores de conflito e professores visitadores, para os quais esses docentes devem ser capacitados.Tais funções, segundo a Secretaria Estadual da Educação, pretendem incentivar maior participação das famílias na comunidade escolar e ampliar os círculos de Justiça Restaurativa, processo de reparação de danos e reconstrução da paz pelo diálogo.
A Justiça Restaurativa foi implantada de modo experimental em escolas estaduais da zona sul da capital, de Guarulhos e São Caetano do Sul.A rede estadual tem cerca de 5,3 mil escolas de ensino fundamental e/ou ensino médio e atende a cerca de 5 milhões de estudantes. A ideia inicial do programa é fixar um professor por colégio ou por turno para mediar conflitos e interagir com as famílias. A secretaria quer definir detalhes do programa até 20 de janeiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

4 comentários:

  1. João,
    Moro no Estado de São Paulo, cidade de São Bernardo do Campo... Passei na parte da manhã em uma das escolas que leciono para a entrega dos diários... Presenciei cenas humilhantes: professores em prantos, chorando mesmo porque não passaram na provinha... Chefes de família, gente que está para se aposentar...
    Como você escreveu: sem comentários!!!
    Abraço,
    Dani

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  2. Olá!
    Preciso fazer uma observação pertinente: "quando o sindicato chamou durante TODO o ANO letivo os ACT's (OFA's), efetivos e etc para tentar através de um movimento impedir várias coisas entre elas a PLC 29 à maioria preferiu trabalhar a lutar pelos seus direitos...
    Não absolvo o governo de forma nenhuma, mas afirmo que eles fazem com nós exatamente aquilo que permitimos... Somos uma classe sem iniciativa e principalmente sem união e visão política! Muitos preferiram viver o momento (dar sua aulinha) e me pergunto e agora?”

    Seu blog é extremamente elucidativo e por isso eu o parabenizo com toda minha sinceridade!
    Um grande abraço!
    Daniela Borali

    PS: Passei na tal prova, mas estou bastante infeliz porque grandes profissionais ficaram de fora!

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  3. João o que acha desta questão de sociologia?

    66. “No campo da previdência social, a situação é mais complexa.
    De positivo houve a elevação da aposentadoria dos trabalhadores
    rurais para o piso de um salário mínimo. Foi também
    positiva a introdução da renda mensal vitalícia para idosos e
    deficientes, mas sua implementação tem sido muito restrita. O
    pricipal problema está nos benefícios previdenciários sobretudo
    nos valores das aposentadorias.”
    (José M. Carvalho, Cidadania no Brasil: o longo caminho; 2006:207)

    Sobre o assunto do texto, assinale a alternativa correta.

    (A) A cidadania civil no Brasil foi conquistada após a abolição
    do regime de escravidão.
    (B) A escravidão e a grande propriedade rural foram impecilhos
    para a conquista dos direitos civis no Brasil.
    (C) A herança colonial e a desprivatização reforçaram os
    direitos civis no Brasil.
    (D) A escravidão, a grande propriedade e a cidadania foram
    conquistadas pelo movimento republicano no Brasil.
    (E) A grande propriedade rural perdeu seu poder após a
    abolição do regime escravocrata.

    Penso que deveria ser anulada...
    Grata,
    Dani

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  4. Olá Dani, vc tem razão, é muito triste toda essa situação, alguns próximos da aposentadoria, depois de muita contribuição social e escolar passam por essa situação. Como digo esse é o Programa + Qualidade que a SEE tanto quer mostrar que da certo. A grande pergunta é certo para quem? com quais propósitos? e claro que sabemos as respostas e os interesses.
    Com relação a questão, a fuvest já se manifestou e cancelou apenas uma questão da prova de PEB I.
    Muito obrigado pela visita e participação. Abraços

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