sábado, 24 de outubro de 2009

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTES - SEE

DOE – 24/10/2009
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROVA
O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do Inciso II do artigo 2º da Lei Complementar 1.093, de 16 de julho de 2009, Resolução SE - 68, de 01 de outubro de 2009 e Inciso V da Instrução Normativa - UCRH 2/2009, de 21 de setembro de 2009, torna pública a abertura de inscrições para a prova do Processo Seletivo Simplificado para Docentes admitidos nos termos da Lei Estadual nº 500/74 e Candidatos à contratação.
As provas do Processo Seletivo serão realizadas pela Fundação VUNESP, localizada a Rua Dona Germaine Burchard, nº 515
- Bairro Água Branca/Perdizes, São Paulo - SP - CEP 05062-002
- telefone (0xx11) 3874-6300.
I - DISPOSIÇÕES GERAIS
1. A participação no Processo Anual de Atribuição de Classes /Aulas 2010 compreenderá, obrigatoriamente, duas etapas :
1ª Etapa:- Inscrição para atribuição de classes / aulas de acordo com as disposições contidas na Portaria DRHU nº 72, de 13, publicada no DOE de 14/10/2009:
2ª Etapa:- Inscrição para realização de prova(s) relativas ao processo Seletivo Simplificado, via Internet, no endereço eletrônico da Fundação VUNESP - www.vunesp.com.br , no período de 03 a 20/11/2009, iniciando-se no dia 3 de novembro de 2009 às 10h00 e encerrando-se impreterivelmente no dia 20 de novembro de 2009, às 16h00.
2. Serão utilizados para fins de inscrição, os dados constantes no Cadastro Funcional da Secretaria da Educação,cujas informações permanecerão inalteradas no Formulário de Inscrição.
3. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico da Fundação VUNESP - www.vunesp.com.br , através do “link” correlato ao Processo Seletivo Simplificado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, preencher a Ficha de Inscrição, on-line, e transmitir os dados pela Internet, conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:
3.1 -o docente, ao realizar a sua inscrição, digitará o CPF e obterá o Formulário Personalizado contendo dados pessoais,devendo preencher os dados relativos a opção pelo campo de atuação/disciplina em que deseja realizar a(s) prova(s);
3.2- o candidato que não obtiver o Formulário de Inscrição personalizado, deverá preencher os dados solicitados, sendo de sua inteira responsabilidade as informações prestadas.
4. O docente/ candidato poderá se inscrever:
4.1 para o campo de atuação Classe e/ou,
4.2 para o campo de atuação Aulas, em até 2 (duas) áreas, sendo 1 (uma) disciplina por área:
4.2.1 Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Inglês, Arte e Educação Física);
4.2.2 Ciências da Natureza e Matemática (Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física e Química);
4.2.3 Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e/ou;
4.3 para o campo de atuação Educação Especial.
5. O docente/candidato licenciado em Pedagogia, increver-se-á para a prova, no campo de atuação Classe.
6. O docente que estiver na condição de readaptado ou afastado a qualquer título, deverá efetuar a sua inscrição, ficando obrigatoriamente classificado, na Diretoria de Ensino à qual estiver jurisdicionada a unidade sede de controle de freqüência.
7. A Fundação VUNESP e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não se responsabilizam por solicitação de inscrição não recebida por motivos de inconsistência de dados, de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.
8. O descumprimento das instruções para inscrição implica-rá a não efetivação da mesma. 9. As informações prestadas no Formulário de Inscrição serão de inteira responsabilidade do docente/candidato, reservando-se à Secretaria da Educação, sem prejuízo das penas da lei, o direito de excluir do Processo Seletivo aquele que fornecer dados comprovadamente inverídicos ou falsos.
10. O candidato que deixar de realizar a prova, não constará da classificação e, conseqüentemente, não poderá participar do Processo de Atribuição de Aulas/2010.
II - INSCRIÇÃO DO CANDIDATO COM DEFICIÊNCIA
1. Ao candidato com deficiência, que pretenda fazer uso das prerrogativas facultadas no Inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal/88 e no disposto pela Lei Complementar nº 683/92, é assegurado o direito de inscrição no presente Processo Seletivo, desde que se observe:
1.1 no ato da inscrição para atribuição de classe/aulas, na Unidade Escolar ou Diretoria de Ensino, o docente/candidato deverá declarar-se com deficiência.
1.2 no Formulário de Inscrição para prova - via Internet, o candidato deverá declarar-se nesta condição, especificando o tipo e o grau da deficiência.
2. O candidato com deficiência deverá solicitar, na Ficha de Inscrição para a prova, se necessário, condições especiais para realizar a prova, conforme segue:
2.1 o candidato portador de deficiência visual, deverá indicar no Formulário de Inscrição, o tipo de provas especial de que necessitará: Ampliada ou Ledor;
2.1.1 ao candidato inscrito como Portador de Necessidade Especial “visual” (amblíope) que solicitar prova especial Ampliada será oferecida prova neste sistema, com tamanho de letra correspondente a corpo 24;
2.2 o atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido;
2.3 o candidato portador de deficiência ou o candidato que por motivo de saúde necessitar de atendimento especial, deverá encaminhar solicitação, via SEDEX ou AR (Aviso de Recebimento), por escrito, até o término das inscrições, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência ou problema de saúde, à Fundação VUNESP, Rua Dona Germaine Burchard, 515 - Bairro Água Branca / Perdizes - São Paulo - CEP 05002-062.
3. O candidato que não atender dentro do prazo previsto para a inscrição, aos dispositivos mencionados no item 1 e seus subitens não terá a condição especial atendida e não terá a prova preparada, estando impossibilitado de realizá-la em condições especiais e/ou será considerado não portador de necessidade especial, seja qual for o motivo alegado.
4. O candidato com deficiência que não realizar a inscrição conforme instruções contidas neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua condição.

184 comentários:

  1. gostaria de saber que conteudos estudar para esse processo seletivo

    ResponderExcluir
  2. A SEE informou que talvez no DOE do dia 04/11 saia o edital já com a referência, como sugestão estude o currículo do Estado.

    ResponderExcluir
  3. como fazer minha inscrição no correlato ao Processo Seletivo Simplificado da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

    ResponderExcluir
  4. Para participar do processo seletivo, vc precisa fazer inscrição na diretoria de ensino de sua região e a partir do dia 3 no site do vunesp fazer a inscrição para a disciplina que deseja se candidatar.

    ResponderExcluir
  5. Para realizarmos a inscricao, entrei no site da vunesp as 11: 53 e nao localizei o link, somente o edital da abertura das inscricoes. Sera que alguem poderia me informar como proceder?

    No aguardo

    Adriana Medeiros

    ResponderExcluir
  6. Oi Adriana, já é possivél fazer a inscrição no site da vunesp.

    ResponderExcluir
  7. Olá Adriana, houve atraso e somente na parte da tarde o site estava disponível para a inscrição.
    Rosana, obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber o conteúdo, alguém pode me ajudar...

    ResponderExcluir
  9. Não se pode mais optar por Ciências e Biologia?

    É Ciências ou Biologia?

    ResponderExcluir
  10. como fazer a inscrição,não consigo localizar o link.

    ResponderExcluir
  11. oi bom dia acabei de entrar no site da vunesp e não consegui localizar o link p/ efetuar a inscrição ... pode me ajudar por gentileza. fico no aguardo

    ResponderExcluir
  12. olá! tambem não localizei o tal link para inscrição , alguém pode me ajudar ???
    obrigada

    ResponderExcluir
  13. cadê o link ????? para se inscrever e qual contéudo a ser estudado socorrooooooooooooo

    ResponderExcluir
  14. Sou formada em pedagogia e devo me inscrever no campo "atuação classe". Por favor o que significa este termo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de ler os conteúdos para o Processo seletivo simplificado do estado de São Paulo publicado hoje 04/11 para professores PEB I

    ResponderExcluir
  16. Vamos as respostas:

    Entrar no site: vunesp.com.br

    clicar em inscrições abertas

    clicar: Secr. da Educação-SP - Processo Seletivo Simplificado para Docentes - Inscrições até 20/11

    clicar na seta verde: inscrições

    O Conteúdo já esta postado no blog: Resolução SE 80 - 04/11/2009

    De acordo com o edital, cada professor pode se inscrever para dois componente curriculares, desde que sejam de campos diferentes. Por exemplo: Ciências e Geografia. Se optar por ciências não pode fazer biologia. Nem preciso dizer que é uma vergonha e um absurdo. Quem é formado em biologia por exemplo não pode fazer ciências. Coisas do governo. Isso não significará qualidade e sim falta de professores. Vamos esperar para ver. O pior é esperar e não poder fazer nada. Pois o governo é impositivo e autoritarista.

    Professor PEB I (pedagogia, magistério): classe
    Professor PEB II (geo, bio, hist, etc): aula

    ResponderExcluir
  17. No edital não diz a data da prova. Alguém sabe quando será?

    ResponderExcluir
  18. Olá, também sou professora interessante seu blog, a educação precisa muito de pessoas que se preocupe verdadeiramente com ela o pouco que fizermos hoje já pode ser grande para o futuro.

    meu blog: http://www.thaisamanda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Saiu hoje no site da Vunesp, no link para o Processo Seletivo Simplificado, mais dois arquivos: um comunicado da SEE e as Resoluções SE - 79 e 80, nas quais estão discriminadas as competências e habilidades requeridas para cada candidato e a bibliografia básica para a prova.

    Complicado ficar liberando as coisas à prestação, né?
    O pior é que ainda não divulgaram a data da prova. Mas ouvi dizerem que seria 20/12. Alguém sabe se é isso mesmo? Pois é o mesmo dia de outro concurso que eu gostaria de prestar.

    ResponderExcluir
  20. O candidato formado em Licenciatura Curta pode participar do concurso? Quais as matérias a estudar e quantas vagas existem para cada área?
    Grata pela ajuda. Lili Vicc

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tem previsão de data, apenas que será em dezembro, hoje qualquer data é especulação.

    Com relação aos conteúdos consultar resolução 80 disponível no blog.

    De fato é uma vergonha esse pacote conta gotas. É espere pq pode sair um comunicado com algumas legislações.

    Quem tem licenciatura curta do concurso não pode participar, mas do processo seletivo sim, mas precisa se inscrever até o dia 13 na diretoria de ensino.

    Thaís entrarei no seu blog, obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Onde eu consulto a resolução 80 com conteúdos?

    ResponderExcluir
  23. no blog esta disponível a resolução 80 com os conteúdos, ou no site www.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  24. Será que alguem poderia me dizer qual é o link pra fazer a incrição, pq nao encontrei no site, agradeço mto!!! Eu ja tentei de todas as maneiras... Obrigada Daiane.

    ResponderExcluir
  25. Olá João W. me chamo Daniela sou Bióloga com diploma de bacharel e também com especialização em Ciência Ambiental, gostaria de saber se a especialização latu-sensu conta algum crédito para a classificação, pois consta na grade currícular Didática para o ensino superior, que foi feito por ead. E também tenho dúvidas em relação ao conteúdo, eu consegui com uma amiga que trabalha em uma escola a proposta de ensino de Biologia, posso direcionar meu estudo atravéz deste???
    no mais obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Olá Daniela, é importante lembrar que com o diploma de bacharel, vc escolherá depois de todos os licenciados. O diploma de especialização não acrescenta nenhum ponto, pois para o Estado na classificação por títulos ele considera apenas mestrado, doutorado e aprovação em concurso público da SEE. A proposta de Biologia é um caminho, mas precisa tbém estudar todo o referencial previsto na resolução 80, que esta postada no blog.
    bons estudos e boa prova.

    ResponderExcluir
  27. gostaria de ver se a minha inscrição deu certo pois pedi para uma amiga fazer e não consigo entrar para confirmar e ver o edital e também saber o dia da prova e onde vou fazer

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma dúvida: nunca dei aulas no Estado, fiz a inscrição pelo site da vunesp, tenho licenciatura plena, devo ir a secretaria de ensino para confirmar alguma coisa????
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Ainda não saiu a data da prova, para consultar inscrição no site www.vunesp.com.br

    Além da inscrição no site, precisa fazer a inscrição na diretoria de ensino até o dia 13/11.

    ResponderExcluir
  30. Quando serão realizadas as provas?

    ResponderExcluir
  31. bom dia, sou secretário numa escola estadual e fazendo uma pesquisa, encontrei o blog de voces... muito bacana...
    se posso ajudar, no site da educação fala-se no período de 13 a 20/12 para realização da prova... extra oficialmente, fui informado que serão essas as datas - 13/12 para campo atuação classe e 20/12 campo atuação aula... vou continuar acessando o blog e qualquer dúvida, posso ajudar... Bom estudo e sorte a todos!!!

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo, obrigado pela visita.
    E tbém obrigado pela ajuda e informação.
    Continue colcaborando conosco.
    João Wagner

    ResponderExcluir
  33. Oi, sou a Márcia professora de portugues.Estou com dificuldade em encontrar os conteúdos da bibliografia para Lingua Portuguesa (apostilas,textos...)Você pode me ajudar?
    Aproveito para parabelizá-lo pelo blog, fantástico...Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  34. Olá professora Márcai, obrigado pela visita.
    Os textos vc pode encontrar nas diretorias de ensino. Com relação a proposta ela esta disponível no site da secretaria de educação. Mas caso tenha dificuldade vc precisa ou comprar apostila ou fazer um curso preparatório caso tenha interesse. Indico: Cursão Santa Rita, tel: 11 - 55150769

    ResponderExcluir
  35. Oi, vc sabe me informar, se readaptado e afastado por saude tem que fazer a inscrição??? E a prova???

    aninha.oliver@uol.com

    ResponderExcluir
  36. SIM TODOS OS PROFESSORES CONTRATADOS PRECISAM FAZER A INSCRIÇÃO PARA FAZER A PROVA, MESMO READAPTADO OU EM LICENÇA SAÚDE.

    ResponderExcluir
  37. cade o edital cm oq vai cair na prova João ?

    ResponderExcluir
  38. Ainda não saiu o edital da fundação carlos chagas, mas o que vai cair na prova esta na reolução SE 80 de 2009.
    Bons estudos

    ResponderExcluir
  39. Ouvi dizer que a prova será realizada em 20/12.
    Alguém confirma?
    No caso de não poder fazer a prova, tem algum recurso que poderia utilizar?

    ResponderExcluir
  40. A prova esta prevista para dois domingos de acordo com o edital, ainda não existe uma data oficial. O que se ouvido de forma oficiosa e que a data para peb I e LCT dia 13 e CHT e CNMT dia 20. Oficial mesmo até agora nada. Com relação a ausência a legislação traz que quem não participar esta desistindo do processo seletivo. Pode ser que saia alguma coisa sobre isso ainda.

    ResponderExcluir
  41. Olá eu estou estou no penultimo ano de Ciencias Biologicas e fiz minha inscrição, gostaria de saber se vc pode me passar os conteúdos com que eu possa estudar nunca fiz nenhum concurso de professor e nunca dei aula até porque sou conclinte no Ano de 2010...
    Me ajudem...
    Patrícia

    ResponderExcluir
  42. Patrícia, primeiro leia a proposta e dê uma olhada no processo seletivo de 2008. Todos estes materiais, estão disponíveis no blog. Boa sorte

    ResponderExcluir
  43. Não consegui imprimir o protocolo de confirmação de inscrição... como proceder?

    ResponderExcluir
  44. Olá! A minha inscrição foi efetuada com sucessso mais não consegui imprimir o comprovante, como proceder neste caso? Também sou deficiente fisico e a inscrição tanto na diretoria como no processo seletivo foi procedente.A minha duvida é se eu terei um local acessivel para a prova?

    ResponderExcluir
  45. Com relação ao protocolo, tentar a segunda via no próprio site, caso não consiga, esperar a publicação no dia 07 ou 14 dos locais de prova. Se aparecer o nome é pq a inscrição foi feita com sucesso e basta apenas apresentar o RG no dia da prova do processo seletivo simplificado.
    Com relação a acessibilidade, justamente por isso eles perguntam, para garantir um local que você tenha mobilidade e consições iguais aos seus pares para execução da prova.

    ResponderExcluir
  46. Obrigado pelas respostas e estarei aguardando a publicação dos dias 07 ou 14; como a minha área é de ciências Humanas provavelmente será publicado no dia 14,pois a prova para esta área será no dia 20.

    ResponderExcluir
  47. olá joão w.
    sou da região de pirassununga e não consegui imprimir minha inscrição, tbem não como faço para visualiza - la.
    o que devo fazer caso eu não consiga imprimir a inscrição?

    obrigada
    carol

    ResponderExcluir
  48. Olá Carol, caso não consiga imprimir a inscrição, acompanhe pelo site o local da prova, no dia vc deve comparecer com um documento com foto e sem problemas poderá realizar a prova.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  49. olá, não consigo localizar o local da prova no site da vunesp e no site da secretaria da educação...e agora como faço, alguém poderia me ensinar o caminho.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Como faço para saber o local da provas?

    ResponderExcluir
  51. joão w.
    obrigada pela resposta!!!
    tenho mais uma duvida: tenho menos de 2 pontos, pois comecei a dar aulas em 2007, em que esse processo seletivo irá me ajudar, caso eu consiga uma boa pontuação?
    obrigada
    carol

    ResponderExcluir
  52. Olá Carol,

    quanto melhor sua pontuação, melhor será sua classificação, pois se for levado em consideração apenas a pontuação, vc ficaria muito atrás, mas com o processo seltivo, essa classificação pode mudar e dar mais chances para qeu vc consiga escolher aulas na atribuição. Por isso, estude. Boa prova.

    ResponderExcluir
  53. Como faço para saber o local que vou fazer a prova , já sei que é domingo preciso de resposta logo.

    ResponderExcluir
  54. Tem que entrar no site da vunesp, ou da secretaria de educação, digitar o nome da mesma forma que consta na inscrição.
    Boa prova

    ResponderExcluir
  55. Desabafo... fiz a prova hoje para Língua Portuguesa, foi horrível, a maioria das questões exigia o conhecimento sobre os autores solicitados, faltou tempo, pois as questões eram muito extensas, imaginem o resultado. Se fala muito em melhorar o ensino, questões de avaliação, mas tudo isso fica no papel, pois hoje o governo aplicou provas que são rejeitadas pela proposta curricular, enfim estamos no Brasil. Para quem fará a prova no próximo domingo estudem bem as bibliografias.

    ResponderExcluir
  56. O que será que esse Serra está pretendendo com essa avaliação horrorosa? Encontrar um bode espiatório para os fracassos de seu governo? Queria que essa avaliação fosse anulada, isto é possível?

    ResponderExcluir
  57. Será que esse governador consegue dormir sossegado depois de tantas INJUSTIÇAS praticadas contra os professores OFAS? Conheço excelentes professores que por causa do nervosismo não conseguem fazer uma boa prova, e se essa avaliação HORROROSA valer mesmo, estarão fora da sala de aula no ano que vem. QUE DESCASO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  58. Por favor, João Wagner, responda aos dois comentários acima. Aguardando com ansiedade.Abraços, nos dê esperanças pelo amor de DEUS!!!!!!

    ResponderExcluir
  59. joaõ w.

    vc tah sabendo alguma coisa sobre o concurso para efetivar cargo em 2010 (qdo serão feitas as inscrições?) e se o sesi abrirá algum processo seletivo em 2010.
    ah! existe alguma possibilidade de um professor conseguir um bom cargo (p ganhar bem mesmo)em faculdades ou outras instituições tendo apenas um curso superior, sem pos graduação ou mestrado?

    obrigada
    carol

    ResponderExcluir
  60. Gostaria que você respondesse aos comentários acima, é possivel?

    ResponderExcluir
  61. O Sr Serra "já foi" professor né?
    Peninha!!!! Queria ver ele com mais de 60 anos, sentadinho lá naquela carteirinha apertada, fazendo provinha!!!! Eo pior.... se submetendo a uma avaliação dura e engessada.

    ResponderExcluir
  62. No dia 03/12/o9 eu coloquei o problema da acessibilidade do local e o problema foi concretizado, pois fui convocado para prestar a prova no Fernando Prestes em Itapetininga na sala 12 e esta sala fica no segundo andar e eu sou deficiente fisico. Com isso estou super preocupado. E AGORAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! A minha area de ciencias humanas.

    ResponderExcluir
  63. ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA, POIS TENHO A INSCRIÇAO QUE COMPROVA A DIFICIÊNCIA E A SUA RESPOSTA SOBRE O PROBLEMA,AGUARDO ATÉ AMANHÂ A 15:00H, CASO CONTRÁRIO ESTAREI ENTRANDO JUNTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO A NÃO PRESERVAÇÃO DE DIREITO DO DIFICIENTE FISICO.

    ResponderExcluir
  64. Vamos as respostas:

    Com relação ao problema de deficiência, a escola deve garantir a acessibilidade, provavelmente deve ter elevador ou rampa de acesso, caso não tenha nada disso, tem toda a razão para entrar na justiça.

    As provas de Línguagem e Códigos, foram super, hiper, mega difíceis, nesse momento nem eu sei o que o governo quer. Sabemos que não será com esse processo seletivo que teremos + qualidade na educação.
    Eu mesmo, fiquei surpreso, não esperava uma prova difícil e longa, não podemos negar que foi muito bem feita, mas o governo não permitiu tempo para estudo, se desde o início do ano o governo falava do processo seletivo, pq não divulgou a resolução 80 com mais antecedência. Esse governo parece que gosta da ameaça, de amedrontar, de desestabilizar os professores. Afinal de contas alguém tem que pagar o pato, e todos sabemos que tudo isso é feito em função da eleição presidencial. Importante lembrar: professor tbém vota, essa é a nossa chance de mobilização.
    Duvido, que o senhor governador, tenha passado pela sala de aula como temos hoje, provavelmente era do tempo do castigo no milho e palmatória, mas hoje que sofre de joelho no milho, somos nós professores.

    Com relação ao concurso, a previsão é que o edital saia em janeiro e as provas em março, por isso, professores, se puderem estudem, adiantem, aproveitem as férias, sei que é um erro, trabalhar o ano todo e nas férias ter que estudar, mas nesse momento é o tempo que temos, e se alguém falar que por causa da eleição não haverá concurso, mentira, ele pode até não sair, mas não por causa da eleição, pois ele já foi autorizado. Com relação ao SESI, este vira e mexe abre concurso, mas sempre para reserva de candidatos e aos poucos chama um ou outro. Tem que ficar de olho, ainda não tem nada no papel.

    Aos professores de Ciências Humanas e da Natureza, boa sorte, façam a prova com muita tranquilidade. Sucesso a todos.

    Aos professores mais uma vez o meu carinho e respeito. E acreditem que somente a intervenção direta do professor e de mais ninguém pode de fato mudar uma sociedade.

    ResponderExcluir
  65. Só mais uma coisa, a avaliação não pode ser anulada, pois nenhuma intercorrência aconteceu e como é uma lei, não existe nenhuma chance de cancelamento.

    ResponderExcluir
  66. não pude realizar a prova por motivo de doença... estive no pronto socorro na hora da prova, como ficara´minha situaçã, sou categoria F.

    ResponderExcluir
  67. Obrigada pelas respostas, mas continuo preocupada. Conheço excelentes professores que por causa do nervosismo não atingiram a média estipulada pela SEE. Como podem perder seus empregos se são arrimos de família? Que descaso desse governo, que INJUSTIÇA!!!!!!!! Estamos esperando as eleições para dar nosso TROCO!!!!!

    ResponderExcluir
  68. QUANDO O POVO BRASILEIRO VAI DECIDIR APLICAR UM PROVA AOS POLÍTICOS PRA SABER SE SÃO COMPETENTES? TÁ NA HORA DE INVENTAR UMA COISA BEM LEGAL DESSE TIPO, VC NÃO ACHA,PROF.J W? SÓ QUERIA SABER COMO IRÃO SE SAIR! AH... TEM QUE SER A NIVEL DE MATERNAL! NÃO SABEM NEM ONDE FICA HONDURAS, NEM O QUE É ENEM...E POR AI VAI...

    ResponderExcluir
  69. Um dia vou reencanar, serei professora e meu aluno preferido será um menino franzino de cabeça pelada chamado Zé Serra. Será que vamos ter "problemas" um com o outro? ACHO QUE NÃÃÃOOOOO. Socorro, não mereço ISSO!!!

    ResponderExcluir
  70. Com relação a falta, entre em contato urgente com o sindicato, a legislação não ofere nenhum amparo. Na reunião com o sindicato o secretário disse que analisaria cada caso, mas até o momento no papel não saiu nenhuma informação.

    De fato é muito triste mesmo saber que colegas com muitos anos de carreira estarão fora da sala de aula. Volto a dizer a avaliação é um instrumento correto de avaliar e classificar os professores, não acho que só o tempo de serviço qualifica alguém, e isso vale tanto para os efetivos quanto para os ofas. O problema esta na forma como foi feita, uma bibliografia imensa, livros esgotados, o próprio centro de referência Mário Covas, divulgou que ofereceria na biblioteca circulantes os livros para os professores, engodo, eu mesmo liguei lá e muitos livros eles não tinham e tbém nas universidades estaduais, muitos não estavam presentes na relação de cada instituição. Isso faz com que perca a credibilidade. Pode ser legal, pois a lei existe, mas não é ético, moral. Quando falamos de justiça, falamos claramente na equidade entre o direito e o dever. O governo cumpre apenas o seu direito de fazer prova, mas o dever de oferecer meios e caminhos, não existiu. Por tudo isso a avalição que é importante perde todo o seu valor e papel no processo de construção de uma escola pública de qualidade.

    Espero que de fato, as pessoas lembrem disso nas próximas eleições.

    Duvida rsrsrsrsr, que a maioria dos governantes aceitaria passar por uma avaliação, afinal de contas muitos ainda são analfabetos, mas matam ou realizam alguma coisa pelo voto e pelo poder. Infelizmente isso ainda acontece, mas tbém os ditos inteligentes, escondem dinheito na cueca, na meia, sabe lá onde.

    Infelizmente nenhum docente merece passar por isso nesse momento. Que presente de grego.

    Aproveito a todos para desejar um excelente natal e um 2010 com muita tranquilidade, paz e equilibrio. Pois precisaremos.

    Abraços à todos.

    ResponderExcluir
  71. Fiz a inscrição na D.E. onde resido, mas em 2010, por motivos extras vou mudar, minha duvida é como faço para transferir a inscrição que fiz para cidade atual. OBS: fiz a prova OFAS,etc, conforme foi solicitado. OBS: nunca lecionei no estado, esse foi o primeiro ano que fiz a inscrição. Obrigada.

    ResponderExcluir
  72. olá,sou professora ofa categoria L,que já é uma injustiça.só pq não estava com sala em junho de 2007,fiquei fora da categoria F.Tenho quase 20 anos de trabalho,estou com 41.200 pontos,mas só q fiz apenas 22 questões corretas nesse processo seletivo.sei q vou estar com a sala desse ano até janeiro e depois? estou fora mesmo ? sem emprego?
    por favor me responda... obrigada!

    ResponderExcluir
  73. Vamos lá:
    Com relação a troca de DE. Vc precisa se informar sobre a abertura de inscrições em outras DEs, só assim vc poderá utilizar sua pontuação para a atribuição, só que isso só ocorre depois da primeira grande atribuição em janeiro. Não existe esta possibilidade de mudança, apenas para os tirulares de cargo que é o chamado art 22.

    Com relação ao acerto inferior ao mínimo exigido, de acordo com a lei, vc estara impedida de lecionar em 2010, salvo mudanças na lei no início do ano, o que eu acho muito difícil pq esse governo pensa apenas nos resultados. Gostaria de não te responder isso, mas infelizmente vc ficará fora da escola durante o ano letivo de 2010, devendo participar de novo processo seltivo no final do ano. Sinto muito.

    abraços à todos

    ResponderExcluir
  74. Prof João Wagner, que pena ler suas últimas respostas, mas ainda tenho esperanças de que as coisas mudem para não prejudicar aqueles que infelizmente não atigiram a média, e que realmente estudaram e mais, são ótimos professores. Ainda creio na JUSTIÇA, lá de CIMA, claro!

    ResponderExcluir
  75. Prof João Wagner, tenho te perturbado um bocado e hoje vim até aqui para agradecer as atenções e principalmente desejar-lhe um FELIZ NATAL, ANO NOVO cheio de PAZ, HARMONIA, e quem sabe um pouco de sossego por parte dos governantes. Até mais. Abraços

    ResponderExcluir
  76. E que agradeço, a todos, pelo carinho e respeito que postam os comentário no Blog. Obrigado.

    À todos um bom natal e um ano novo, com muita paz e tranquilidade.

    ResponderExcluir
  77. Alguém sabe me dizer quando sai a classificação dos professores ofas? E se vai ser uma listagem única ou individual? Agradeço a quem possa me informar.

    ResponderExcluir
  78. Ainda não saiu nada sobre a atribuição e muitas duvidas ainda precisam ser esclarecida, principalmente quanto ao número de aula dos blocos indivisiveis como fica com quem tiver mais do que 33 aulas? Todas essas duvidas em breve serão esclarecidas pelo DRHU, mesmo assim a possibilidade de lista única é difícil, provavelmente escolherão OFAs Categoria F, depois L e depois O. Mas vamos aguardar as informações, tudo ainda é boata, pq não esta no papel.

    ResponderExcluir
  79. Muito engraçado esse governador, faz uma seletiva para avaliar professores, porém se esquece de que tem dívidas com os mesmos, estou aguardando há mais de cinco anos o pagamento da minha sexta parte e até agora nada. Engraçado essas coisas,né?

    ResponderExcluir
  80. Lendo o comentário acima gostaria de saber se o professor João Wagner saberia informar o porque da sexta parte mesmo sendo de direito demorar tanto para ser paga. E como é feito o pagamento, que já foi julgado em 2ª instancia?
    Agradeço se puder informar, professor.

    ResponderExcluir
  81. Vamos lá:

    a sexta parte é devida dos funcionários titulares de cargo que completam 20 anos de serviço público, o cálculo pe feito em função dos ATS (quinquênio), ou seja por dia de efetivo exercício. O grande problema é que o governo reluta em garantir esse mesmo direito aos contratados (OFAs), o que obriga muitas vezes entrar na justiça.

    Com relação ao pagamento, com a resposta favorável o governo retroage o pagamento, o grande problema é que com isso o IRRF come boa parte do valor. Mas isso tbém acontece com o ATS.

    Enfim, temos que ficar de olho e brigar pelos nossos direitos. O que é um grande absurdo, pois se cumprimos os deveres, o governo deveria ter a obrigação e respeito em cumprir com sua parte.

    ResponderExcluir
  82. Professor j W
    Sou professora ofa, fiz a avaliação que por sinal pode ser considerada mais uma prova de concurso de efetivação do que um processo simplificado pela extensa bibliografia, e infelizmente faltou-me 01 ponto para atingir a média, estarei fora da sala de aula ano que vem? Por favor me dê uma luz, pois estou angustiada.

    ResponderExcluir
  83. Quanto a sexta parte gostaria de saber: sou ofa, entrei com ação judicial que já foi julgada favorável em 2ª instância no mês de março de 2009, e agora, quanto tempo a fazenda demora para liberar o que é de direito? De que forma é feito esse pagamento? Agradeço desde já. Abraços.

    ResponderExcluir
  84. De fato o processo seletivo foi muito difícil, com razão, podemos dizer que poderia ser um concurso para efetivar e não apenas para selecionar professores para continuarem contratados.

    Se vc não tiver nenhum tempo no Estado, infelizmente estará fora da regência de sala de aula em 2010, se for categoria F, ficará com as 12 h/a, agora com uma nova função "Professor mediador escolar e comunitário", ou seja, mais uma invenção deste governo.

    Se vc tiver tempo de serviço, pode utilizar para computar os 40 pontos. Isso significa ao menos 250 dias de efetivo exercício. Essa conta será feita de forma automática pelo sistema.

    Com relação a sexta parte, o governo paga sim, demora, mas paga, na verdade a escola e a DE faz sua parte, a fazenda libera o pagamento e isso demora alguns meses, e como disse, quando paga uma boa parte fica com o IR.

    Abraços à todos.

    ResponderExcluir
  85. Fiquei aliviada ao saber que posso contar meu tempo de serviço para completar minha média, tenho 24 anos em sala de aula, deveria fazer 24 pontos e consegui 21, posso mesmo ficar aliviada?

    ResponderExcluir
  86. o professor precisa acertar 50% da prova, mas a ultima legislação publicada estabeleceu que o professor que acertar 40% da prova, poderá completar o restante com o tempo de serviço, ou seja para o professor PEB II quem acertou de 32 a 39 questões, poderá usar o tempo de serviço para completar os 50%. Quem acertou 31 ou menos não participara do processo de escolha de aulas em 2010.

    Para os professores PEB I que acertar de 24 a 29 questôes poderá usar o tempo para completar os 50%. Quem acertou 23 ou menos não participará do processo de escolha de aulas em 2010.

    Espero que todos tenham entendido, qualquer duvida é só perguntar.

    ResponderExcluir
  87. OLÁ JOÃO WAGNER, VOCÊ NÃO IMAGINA COMO FIQUEI ALIVIADA COM ESTA NOTÍCIA, POIS FAZEM 21 ANOS QUE DOU AULA E CONSEGUI 39 PONTOS NA PROVA.
    OBRIGADO POR PASSAR SEMPRE INFORMAÇÕES PRA TODOS NÓS.
    QUE 2010 SEJA UM ANO MARAVILHOSO PRÁ VOCÊ. MUITA SAÚDE E MUITA PAZ.

    ResponderExcluir
  88. Quero ver esse partido salafrário longe do poder. Quanta injustiça estão praticando contra os professores estaduais!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  89. É a primeira vez que participo de um processo seletivo,(nunca lecionei antes)fiz 32 pontos na prova,tenho alguma chance?
    obs: adoro este blog, o professor não tem idéia como ele tem me auxiliado,obrigada.

    ResponderExcluir
  90. E essa avaliação por mérito, será que estamos num país de primeiro mundo, que os profissionais da educação paulista recebem um salário digno e para almejar um aumento precisam passar por uma avaliação?

    ResponderExcluir
  91. Obrigado primeiramente pelos elogios, faço o blog apenas com o objetivo de contribuir com a minha parte para a melhora da educação e das pessoas de nosso país, mas sou uma gota no oceano. Por isso insisto que juntos somos mais.

    Com relação ao número de acertos para ser classificado para o processo de atribuição para quem nunca lecionou no Estado e não tem nenhum tempo de serviço é o seguinte:

    Para PEB II: 40 acertos no mínimo

    Para PEB I: 30 acertos no mínimo

    ResponderExcluir
  92. ola meu nome é luis pedro acertei 29 questões nunca dei aula não terei nenhuma chance como eventual em 2010

    ResponderExcluir
  93. Olá,professor João Wagner gostaria de saber onde posso ver o resultado da classificação,será que o blog vai divulgar?
    obrigado por fazer desse espaço um verdadeiro dicionario para nós todos,muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  94. Vamos lá:
    de acordo com a legislação, quem não for classificado estará impedido de reger classe ou aula em 2010. Entretanto, precisamos ter cautela, muito professores não foram aprovados e como se dará o início do ano letivo em 18 de fevereiro sem professor? Para essa pergunta, ainda, não temos resposta.

    O resultado da classificação será disponibilizado nas diretorias de ensino e no site da SEE www.educacao.sp.gov.br, tbém colocarei as disposições e link no meu blog.

    Aproveito mais uma vez para agradecer o respeito que todos vocês tem por esse nosso espaço.

    ResponderExcluir
  95. Olá professor joão Wagner, meu nome é meire atingi 41 pontos na prova, porém nunca lecionei, como devo proceder agora, será que tenho chances?

    ResponderExcluir
  96. Professor, vc poderia tirar algumas dúvidas que talvez seja de muitos profissionais da educação? 1º- o que são precatórios?
    2º- a sexta parte para ofas também são consideradas dívidas de precatórios?
    Agradeço muito. Abraços.

    ResponderExcluir
  97. Olá professor, boa tarde!
    Com tantas informações "informal"- gostaria de saber se sua pessoa se o professor que tiver garantido as 12h/a poderá ser designado a professor coordenador e a vice-direção?
    Obrigada e meus parabéns por essa ação benéfica a todos nós.
    Kati - Juquitiba

    ResponderExcluir
  98. Olá prof.João Wagner, vc sabe me informar quando acontecerá as inscrições para o concurso efetivo do estado de SP, previsão... obrigada.

    ResponderExcluir
  99. Vamos as respostas:

    Meire, vc será classificada, e participara do processo de atribuição de aula como vc será OFA categoria O escolherá depois dos efetivos, estáveis, celetistas e OFA cat F, depende do componente curricular e da diretoria de ensino. A classificação e datas estarão disponibilizadas na diretoria e no site da SEE www.educacao.sp.gov.br. Boa sorte.

    Precatórios" são dívidas do Governo - Federal, Estadual, Municipal - que já foram julgadas pelos tribunais, o Governo perdeu, mas não paga.
    Simplesmente ignora a decisão dos Tribunais.
    Não paga.
    Usa o dinheiro para obras eleitoreiras. Enquanto isso, milhares de pessoas, principalmente os mais pobres e os mais idosos, ficam na miséria. O Governo retém seu dinheiro, mas caso eles eventualmente atrasem o pagamento de qualquer imposto, seja Federal, Estadual, Municipal, enviam imediatamente o nome do devedor para o Serasa, o SPC, e o devedor fica com seu crédito totalmente bloqueado, nos Bancos, Cartões de Crédito, Financeiras, etc.
    A sexta parte não é precatório, pq o governo paga, as vezes a escola, diretoria, Dhru ou fazenda demora ou enrolam para fazer o pagamento. Se vc tem direito faça a solicitação por escrito, com isso vc pode pressionar a escola ou a diretoria para agilizar, como muitas vezes o pedido e verbal, eles esquecem e ninguém assume nenhuma responsabilidade.

    Com relação a designação, espere mudanças e entendimento na lei, por isso a informalidade, ainda não tem nada claro, porque o Dhru faz uma leitura e o Celp outra. Pode sair uma alteração na Res. 88/07 que regulamente. Mas importante somente OFA categoria F pode ser designado, OFA categoria L e O só podem aulas, sendo vedado design ação ou aulas de projetos.

    O edital de abertura de inscrição ainda não saiu, a previsão e que saia até o final de janeiro, por isso, se tiver condições vai estudando.

    Abraços à todos.

    ResponderExcluir
  100. Boa noite, João Wagner será que devemos estudar o mesmo conteúdo desta prova, com toda a bibliografia e a resolução SE 80,por favor se for possível nos adiante alguma coisa. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  101. Só quero agradecer ao professor João Wagner pelos esclarecimentos, pela paciência com todos os internautas desse blog. Que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  102. De acordo com o edital de instruções do concurso, a bibliografia, perfil, habilidades e competências são as previstas na Resolução 80/09. No blog tem vários textos, resumos e informações do concurso. Boa sorte à todos.

    ResponderExcluir
  103. Sou ofa categoria F, minha sexta parte foi julgada procedente em 2ª instancia em 16/03/09, porem não recebi nada ate o momento. Ha uma maneira de agilizar esse direito? Agradeço pelas informações.

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde professor João Wagner,li um artigo da Rede Bom Dia que a Apeoesp entrou na justiça para tentar cancelar as provas e concursos que estão sendo aplicados pelo estado, se isso acontecer como fica a situação de quem participou do processo seletivo pela primeira vez e foi classificado e os demais professores, gostaria se possível saber o seu parecer sobre tudo isso e se tem algum fundamento.Agradeço dede ja pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  105. Posto abaixo a matéria na íntegra da Rede Bom Dia...

    Apeoesp entra na Justiça contra provas e avaliações
    Entidades dizem que lei é inconstitucional e pedem boicote a exames

    Izabel Dias Agência BOM DIA

    Entidades do magistério paulista, como a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), entraram com ações na Justiça contra as provas de avaliações de professores que estão sendo aplicadas pela Secretaria de Estado da Educação. A medida passou a vigorar este ano após lei aprovada pelo governador José Serra (PSDB).

    Segundo Juvenal Aguiar, diretor estadual da Apeoesp, no dia 4 de janeiro as entidades entraram com ação no Tribunal de Justiça do Trabalho, pedindo a anulação da prova que foi aplicada para professores não-efetivos. “É uma prova que não tem sentido, pouquíssimos foram aprovados, não tem nota de corte e acabou prejudicando a todos”, disse.

    Em relação à prova de mérito, implementada pelo governo para que os professores tenham os salários reajustados, as entidades do magistério pedem que os professores não compareçam à prova, que deve ocorrer entre o final de janeiro e início de fevereiro.

    A Apeoesp e demais entidades entraram com ação no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo a inconstitucionalidade da lei. “O professor efetivo já passou por concurso, essa prova não tem sentido”, disse Aguiar. No próximo dia 15, os professores farão um ato em São Paulo contra a política de avaliações. Uma comitiva de professores de Marília participará do ato.

    A assessoria da Secretaria de Estado da Educação informou nesta sexta-feira que o órgão não iria se manifestar sobre o assunto.

    Vamos aos Fatos:
    Até agora a APEOESP não divulgou nenhum comunicado com essa intenção.
    Se a prova for cancelada, volta a ser como era antes, os professores são classificados em função do tempo de serviço e títulos.
    O Processo Seletivo Simplificado não é inconstitucional como a matéria coloca. Outra coisa a legislação traz sim nota de corte. Sou a favor da avaliação, pois pe um excelnet instrumento de diagnóstico para a melhora dos próprios professores, sou contrário a forma como é estabelecida e como é aplicada pelo governo.

    Com relação a sexta parte, demora um pouco sim, pq a fazenda precisa receber esta informação, e como a burocrácia é muuuuiiiiitttttoooo grande, infelizmente isso leva tempo. Vc receberá todos os atrasados, o problema é o desconto do IR.

    ResponderExcluir
  106. Bom dia professor, gosto muito do seu blog, leio todos os dias para ficar informada. Eu tambem sou a favor das avaliaçôes para professores, sou OFA e sei o quanto temos que estudar para conseguir boa classificação e com isso de fato nos auto capacitamos, porem, necessitamos de um tempo para estudar, me preocupa muito é pensar que a intenção do governo seja outra, "prejudicar".

    ResponderExcluir
  107. Por que o governo não paga férias para os professores ofas se eles trabalham 200 dias, nem mesmo férias proporcionais? Será que isso é legal, pois pelo que sei até quem trabalha por três meses tem direito, acho um tremendo assalto aos mestres!

    ResponderExcluir
  108. Férias é um problema mesmo, os OFA Categoria O, vai ganhar férias proporcionais, para os outros OFAs o Estado não paga férias, eles argumentam que só podem pagar quando tem 12 meses completos e não pagam proporcional. Todos sabemos que é um absurdo, mas nunca os sindicatos se movimentaram em relação a isso.

    ResponderExcluir
  109. Não consegui realizar a prova dos ofas por causa do congestionamento do trânsito. Ouvi dizer que será aberta uma nova oportunidade.É verdade? Se for, quando e como ficarei sabendo?

    ResponderExcluir
  110. Até agora não saiu nada oficial, o sindicato disse que no dia 15 vai cobrar da SEE providência e uma resposta sobre os professores que não puderam participar da prova. Portanto, espere, pq até agora de oficial nada. Caso tenha alguma novidade, acompanhe pelo site da SEE, vunesp e tbém aqui no blog. abraços

    ResponderExcluir
  111. Professor,gostaria de saber ,após sair a classificação quanto tempo tenho para levar a documentação a DE de minha região,e como se da todo o processo de contratação?Obrigado

    ResponderExcluir
  112. A classificação dos OFAs será divulgada no dia 26/01/2010. Ainda não saiu o cronogrma de atribuição. Assim que sair, publicarei no blog, acompanhe. Abraços

    ResponderExcluir
  113. Boa Noite João Wagner, muito obrigada pelos esclarecimento as perguntas e as angustias sempre são as mesmas, onde isso vai para?
    Sou professora OFA de matemática a prova estava realmente impossível, todos os meus colegas próximos referente a minha matéria não passaram.
    Gostaria de saber onde vai colocar tanto professor de matemática? Será que existem tanto pó para tira da Biblioteca?

    ResponderExcluir
  114. Infelizmente o processo seletivo foi altamente excludente. Vamos agora esperar para ver como fica a classificação dia 26 de janeiro. Com relação aos professores não classificados e categoria F, as horas de permanência serão destinadas a uma nova função a do "Professor mediador escolar e comunitário", os professores farão rodas de discussão sobre os problemas dos alunos, e tbém visitarão as famílias. Até agora ninguém disse que vao custear os gastos com as visitas dos professores. Vamos esperar pelas cenas dos próximos mandos e desmandos do governo do estado de são paulo.

    ResponderExcluir
  115. Não deveria sair uma listagem das notas da prova dos ofas antes de sair a classificação final? Gostaria que fosse como no ano passado, 1º a lista com as notas, 2º a lista de classificação, me parece mais confiável e mais tranquilo. Abraços.

    ResponderExcluir
  116. Gostaria de saber quais mudanças ocorreram sobre as atribuições de aulas para os ofas e se a prova continua valendo. Por que a see não publicou as notas?

    ResponderExcluir
  117. Ate quando vai essa bagunça quanto às provas dos acts? Quanta palhaçada, todo inicio de ano é a mesma coisa. Quem esta preocupado com a educacao de verdade? Tem tantas injustiças acontecendo por ai e ficam nessa lenga lenga.

    ResponderExcluir
  118. A bagunça continua, pois embora o sindicato divulgue que a prova deixa de ser eliminatória e passa a ser classificatória, ainda até a data de hoje não saiu nada oficialmente publicado. Esta previsto de acordo com a instrução CENP 6 que dia 26/01 a SEE divulgará a classificação (e acredito que com as respectivas notas) de todos os professores OFAs.

    ResponderExcluir
  119. Minha inscrição para a prova de merito foi feita e aprovada pela see, porem não desejo participar desta avaliação por não concordar com as imposições da see, posso ser prejudicada por não realizá-la, não estou falando do salário, mas de outros prejuizos quaisquer? Agradeço.

    ResponderExcluir
  120. Não, caso não tenha interesse ou vontade de participar, basta não comparecer no dia da prova. Essa atitude não prejudicará em nada. É previsto a ausência em qualquer tipo de seleção. Sua atitude é correta, mas pense com carinho para que não se questione depois. Abraços

    ResponderExcluir
  121. E a nova resolução de atribuição de aulas, do dia 22/01/2010, parece-me enganação ou muito me engano? que classificação é essa, que chances tem um professor classificado em uma listagem depois dos titulares, dos estáveis, dos que conseguiram média e sei lá mais quem... que enganação! Por que não deixar tudo como era antes de inventarem essas avaliações que só estressam os ofas?

    ResponderExcluir
  122. Isso mesmo, essa resolução é um engodo, pq mesmo sendo classificatoria, é excludente, pq primeiro escolhe os OFAs que atingiram o limite e depois os OFAs que não atingiram a nota mínima de corte. É o píor é que o sindicato fica dizendo que foi uma vitória, pelo contrário o governo continua atendendo aos seus interesses e acaba usando o sindicato tbém para conseguir o que quer. A educação em sampa é uma tremenda palhaçada.

    ResponderExcluir
  123. Bom dia!
    Afinal, quando sairá o resultado dessa prova de temporário?
    Obrigada!
    Cristina

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde professor,gostaria de uma informação, nunca lecionei antes,fiz o concurso para PEB I obtive32 pontos,só que tenho apenas o diploma de Magistério,é verdade que não poderei lecionar em 2010?Qual o caminho a tomar?
    Desde já agradeço pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  125. E essa agora, "TODOS PODEM REALIZAR A PROVA DE MÉRITO", meu, que que esse governo tá pensando? QUE SOMOS TODOS IDIOTAS, claro,né? O pior é tem uns que são memo, POIS VÃO CORRENDO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  126. Estou revoltada, a apeoesp arma esse barraco de última hora e os coitados dos ofas é que pagam o pato, cadê a classificaçao, tamo desde o dia 13 de dezembro nessa agonia, inda bem que to no fim de carreira,isso mata qualquer um. Desculpe é só um desabafo, meu amigo.

    ResponderExcluir
  127. De acordo com a resolução mais recente de atribuição todos os ofas seriam classificados, no entanto meu nome não apareceu na lista, embora não tenha atingido a média. E agora a quem devo recorrer? Agradeço se puder e informar.

    ResponderExcluir
  128. Estou abismada com a total falta de respeito com os professores não titulares, desde o governo até os sindicatos. Cade a 2ª listagem,se a prova é classificatória por que serão classificados em outra listagem e não de acordo com a pontuação? FALA SÉRIO NE APEOESP..........

    ResponderExcluir
  129. EU FRUSTADA COM A ATUAL SITUAÇÃO DO PROFESSOR SEM PREPARO PSICOLOGICAMENTE DIANTE DE TANTA TORTURA. GOVERNADOR O QUE O SENHOR QUER ? EU QUERO SABER MINHA NOTA? CADÊ A CLASSIFICAÇÃO DA see? fatima

    ResponderExcluir
  130. Caros professores:

    Como já postado no blog, o processo seletivo deixou de ter carater eliminatório e passou a ser classificatório, hj dia 28 de janeiro sairá uma nova listagem. O governo como sempre continua desmostranto total falta de respeito com os professores.
    Hj tbém saiu a nova resolução com uma nova refêrência bibliográfica para o concurs público. Absurdo.

    Abraços e meu respeito a todos.

    ResponderExcluir
  131. A bagunça continua, cade a nova listagem e o que constara nela? Se a prova é de caráter classificatório porque duas listas, se puder, por favor me esclareça, professor, pois não consigo entender mais nada!!!!!

    ResponderExcluir
  132. O governo voltou atrás e não bancou a decisão do processo ser eliminatório, por pressão do sindictao o processo será classificatório, mas mesmo sendo classificatório ele tbém elimina, pq cria duas listas uma dos aprovados e uma dos não aprovados.
    Agora entender esse governo, não consigo.
    abraços

    ResponderExcluir
  133. Estou aguardando o processo final da minha aposentadoria como peb I e sou formada em Letras, gostaria de participar desse concurso da see, ha algo que me impeça? Agradeço por todas as informaçoes dadas, que por sinal são bem claras.

    ResponderExcluir
  134. De forma alguma. A legislação permite o acumulo de cargos e de proventos de professor. Sendo assim, vc pode se aposentar como PEB I e acumular o provento da aposentadoria com um novo cargo de PEB II – Inglês ou Português. Boa sorte

    ResponderExcluir
  135. Pode me informar com exatidão as datas de atribuição dos OFAS, de acordo com as informaçoes das DEs tudo está muito indeciso. Obrigado por mais esse esclarecimento.

    ResponderExcluir
  136. boa tarde, li e reli os comentarios e respostas postados, porem não consegui tirar minha duvida!!! Meu nome é Kelly e eu Fiz o concurso processo simplificado para docentes, para biologia!!! nunca lecionei!!porem so tenho bacharelado, e acertei 29 na prova! como devo proceder?? e como funciona essa atribuicao de aulas?? grata, aguardo!

    ResponderExcluir
  137. Atribuição na DE para os classificados na primeira lista (aqueles que acertaram a pontuação mínima dependendo da categoria e do tempo de serviço a partir de 32 pontos) dia 08, 09 e 10 de fevereiro.
    Atribuição na DE para os classificados na segunda lista ( os que acertaram menos de 32 pontos - categoria F -os que estavam na rede em 02 de junho de 2007 quando aprovada a LC 1010 SPPREV - e categoria L e O (que entraram depois, ou que nunca lecionaram na rede e são candidatos a admissão) esses com menos de 40 pontos. Atribuição 11, 12 e 17 de fevereiro.
    Os horários serão estabelecidos pelas DEs, mas como esse governo muda tudo quase que todos os dias e bom acompanhar pela DE que realizou a inscrição.

    abraços

    ResponderExcluir
  138. Então eu posso participar da msm sendo Bacharelado Atribuição, nunca ter lecionado e ter acertado 29 pontos? Existe alguma lista solamente DE? Preciso de algum papel? Kelly

    ResponderExcluir
  139. ... Atribuição da bacharelado sendo msm, nunca ter lecionado ....* (Kelly)

    ResponderExcluir
  140. Nossa não sei o que está acontecendo, as palavras estao embaralhadas! desculpe!

    ResponderExcluir
  141. Estive visitando o blog da APEOESP, que decepção, só li ofensas entre professores, mas deve ser essa msm a intenção dos governantes, que deprimente!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  142. sou OFA categoria F e não passei na avalição p/atribuição 2010, estou na coordenação deste 2008, gostaria de saber se mesmo não passando nesta bendita prova, se poderei continuar na coordenação???

    ResponderExcluir
  143. Prof Kelly, se vc teve a nota mínima 40 poderá particiapr da atribuição na primeira lista, pela sua pontuação, vc participara da 2 lista.

    É triste pq olhamos cada um para seu umbigo, quando precisamos pensar de forma coletiva, o governo fica feliz de perceber toda essa briga entre a classe, eles estão conseguindo o que querem.

    A infor~mação é que vai sair ainda alhuma coisa sobre isso, mas provavelmente continuara, mas aguarde até o fim da atribuição.

    ResponderExcluir
  144. a informação é que vai sair alguma coisa...

    ResponderExcluir
  145. Por favor, me esclareça tudo vai voltar a estaca zero? Vai acontecer nova atribuição?

    ResponderExcluir
  146. Isso pode ser que aconteça, mas na verdade não a estaca zero e sim a partir da ofas categoria O. Se a justiça manter a liminar, a atribuição volta, se a SEE ganhar continua da forma que esta.

    ResponderExcluir
  147. Boa tarde, João!
    Fui aprovada no processo seletivo na categoria L de PEBI, gostaria de saber como fica a minha situação e dos que passaram na mesma categoria, visto que a diretoria norte anuncia que não há mais classes para PEBI e não dão mais nenhuma informação, se vamos poder dar aula ou não.

    Agradeço desde já,

    Aguardo alguma informação.

    Valdirene

    ResponderExcluir
  148. Olá Valdirene, vc pode atuar como eventual, pois apenas os categorias F tem direito a horas de permanência, e poderá participar das atribuições ao longo do ano.

    ResponderExcluir
  149. Se a prova foi considerada classificatoria, por que existem duas listagem de uma mesma categoria, sinceramente não consigo entender, acaso vc pode me explicar o que esta acontecendo, pois parece que tem muita gente querendo entender. Obrigada.

    ResponderExcluir
  150. Olá, td bem, meu nome é Mary e acertei 52 questões no processo seletivo, gostaria de saber se vc tem informação de quando sai a colocação final e o que faço agora, pois nunca dei aula no estado e fui abrir sede em uma escola e eles disseram que este ano não será aberta sede, quem assumira as aulas de eventual são pessoas que já lecionaram antes.
    Bom é isto muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  151. Olá Thais, o pior e que as pessoas acreditam que o processo seletivo foi classificatório, ele continuo sendo eliminatório, haja vista que existe duas listas.

    Mary, vc como foi aprovada, e ja tem cadastro na diretoria de ensino , pode se inscrever para eventual, na verdade procure a comissão de atribuição de aulas de sua diretoria de ensino.

    ResponderExcluir
  152. Prof J Wagner, pode nos informar qdo sai o resultado do IDESP, para mais um sofrimento da nossa categoria?

    ResponderExcluir
  153. O IDESP logo logo será divulgado, afinal de contas o tão esperado Bônus sai em março e ele só é liberado com os dados do IDESP. Vamos esperar para ver qual uso político será feito dessa ação.

    ResponderExcluir
  154. Olá, finalmente encontrei um blog sério e que realmente esclarece dúvidas, parabéns pelo trabalho. Não me inscrevi na D.E e muito menos fiz esta prova pois não leciono desde 2002 e estava completamente desinformada sobre a área. Decidi voltar a lecionar e fiquei surpresa com toda esta situação. Posso esquecer 2010 para voltar? Não há mais chance para mim este ano? Sou formada em Pedagogia e nem o concurso (PEB II) posso fazer... abraço a todos.

    ResponderExcluir
  155. SERA Q O SR GOVERNADOR VAI ENCARAR UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO EM VESPERAS DE ELEIÇÃO?

    ResponderExcluir
  156. Olá Silmara,
    orbigado pela palavras. Pois é, infelizmente este ano vc não poderá voltar para a sala de aula, pois tem agora essa pataquada da prova.

    Com relação a greve, o governo até o momento trabalha como se ela não existisse.

    ResponderExcluir
  157. Professor João Wagner agradeço por me responder e se possível me esclareça mais uma dúvida: Minha formação é Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Tecnologia Educacional, por esta razão estou fora das salas de aula a tanto tempo, já que não tenho curso de magistério e não posso lecionar para o Fund.I e como não tenho formação específica para o Fund II também não posso lecionar. Quero saber se existem projetos na área de infomática educacional nas Secretarias Estadual ou Municipal e de que maneira posso me candidatar pois tenho habilitação para trabalhar com tecnologias. A quem devo procurar, já que as informações que encontrei são muito desencontradas e confusas? Por favor me ajude, quero muito voltar a lecionar, amo a minha profissão e preciso trabalhar. Para me aperfeiçoar e buscar me habilitar em outros níveis, estou fazendo aproveitamento de carga horária para poder trabalhar no infantil, fund I, coordenação, direção, além de cursar uma pós em psicopedagogia, mas tudo isto só será concluído no final deste ano. Quais as minhas possibilidades?

    ResponderExcluir
  158. Olá Silmara,
    na verdade os profissionais dos sistemas estadual e municipal, que atuam na área de tecnologias de comunicação e informação as chamadas TICs são professores que são designidos para estas tarefas, sendo assim é importante que vc entre nos sistemas de ensino como professora e depois se ofereça para trabalhar com as TICs nas diretorias de ensino. Existe todo um processo de escolha destes profissionais normatizados por cada secretaria. Então o primeiro passo é voltar a dar aula. Pelo o que entendi, de fato, apenas o ano que vem, haja vista que vc ainda não tem a habilitação mínima exigida pelos sistemas de ensino.

    ResponderExcluir
  159. Quanto a greve, agora o governo enxerga que ela existe, ou ainda "acredita em 1% que ele gostaria que fosse? É, professor, parece que os mestres resolveram mesmo mostrar sua dignidade e lutar por ela, mostrar prá sociedade que é NOTA ZERO!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  160. E agora, Jose, que pretendes fazer? Seu tiro saiu pela culatra! Quem mesmo é NOTA ZERO? Ainda queres governar o PAÍS? Com todo esse autoritarismo? Minha mãe é professora, mas estamos dando a maior força prá ela recuperar a dignidade de mestra excelente que sempre foi, mesmo comendo o pão que o diabo amassou ], conseguiu formar cinco filhos que hoje, aliás são eleitores, pense meu inimigo, quantos votos PERDESTES...

    ResponderExcluir
  161. Viu.. aonde ta essa classificação no site www.educacao.sp.gov.br ... tem um link especifico? nao to achando.. valeuu =) (Tenille)

    ResponderExcluir
  162. Esta faltando credibilidade em tudo o que se refere a educacao Que pena!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  163. Olá Tenille
    qual classificação, são tantas, por favor, seja mais específica, para que possa ajudá-la
    abraços

    ResponderExcluir
  164. Classificação... como eu posso dizer... de quem passou..! meu amigo prestou e queria saber se passou ou não... (Tenille)

    ResponderExcluir
  165. consulte no site da FCC ou no site da SEE

    ResponderExcluir
  166. olá professora, já enviei email com a resposta diretamente.
    abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  167. Boa inoite, Sou professora no momento categoria "O", PEB I em exercicio; era "F" em 2008 cai para "L" em 2009 e atualmente "O" aprovada nas duas provas, quero saber, se deverei fazer inscrição na U.E ou na D.E, ou se deverei aguardar. Por favor esclareça-me, estou preocupada. Professora DICCR

    ResponderExcluir
  168. Ola Jõao Wagner , acho que não recebi sua resposta ou extraviou...nos ajude por favor! ja escrevi para secretaria da educação , dei queixa na D.E daqui de Botucatu, e nada.Agora essa pessoa , colocou senha nos computadores da escola em que os professores usam...não sei mas por onde lutar contra essa pessoa que é totalmente desiquilibrada.Coloque no google por favor: MAGALI HELENA NECHAR! VAI VER TANTA CACA QUE DÁ ATÉ MEDO E VAMOS TENTAR ENTENDER COMO ESTA PESSOA DE 65 ANOS NÃO APOSENTOU AINDA?
    SIM , POIS TEM MUITOS PROCESSOS E ELA NÃO ESTA NEM AI PQ É PRIMA DO EX..DEPUTADO SERGIO NECHAR. QUE RESIDIA EM MARILIA.
    É UM ABSURDO O QUE ESTA ESCRITO SOBRE ELA NO GOOGLE , E NA CAUSA OPERARIA. UM COLEGA DE TRABALHO PERDEU A CABEÇA E FOI MANDADO EMBORA DEPOIS DE 33 ANOS NO MAGISTÉRIO , AGORA ELE ESTA LUTANDO PARA VOLTAREM ATRAS. TUDO POR CONTA DESSA MULHER QUE NÃO SABE O QUE É RESPEITO.
    NOS DE UMA AJUDA! FALO EM NOME DE TODOS AMIGOS DA NOSSA CLASSE ESCOLAR. MEU NOME É MARTA ANGÉLICA, TAMBÉM MEU AMIGO GHASSAN, E JOSÉ MARIA DE CASTRO ENTRE MUITOS, FUNCIONARIOS, ALUNOS QUE CHORAM PELAS HUMILHAÇÕES...
    ESPERAMOS SUA RESPOSTA .
    ABRAÇOS E OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  169. MEU EMAIL AINDA É O MESMO TA...SOU PROFª MARTA ANGÉLIC DE BOTUCATU E DEIXEI UM RECADO PARA VOCÊ AQUI...SOBRE A DIRETORA
    MAGALI HELENA NECHAR..
    MEU EMAIL É:
    atram2000@bol.com.br

    ResponderExcluir
  170. Categoria O, inscrição na Diretoria de ensino.

    Professora Marta, fico mto indignado, triste e revoltado com essa situação, afinal todos sabem, veem e nao fazem absolutamente nada, isso de fato é inaceitável.
    O que eu sugiro e que entre em contato com algum deputado da assembleia legislativa, de preferência alguém que não é vinculado ao partido da situação, eles podem convocar a diretora para depor sobre todos esses problemas.
    Espero ter ajudado.
    abraços
    JW

    ResponderExcluir
  171. Gostaria de saber se há previsão de data para aplicação da prova para o processo Seletivo Simplificado para Docentes de 2010 para 2011...

    ResponderExcluir
  172. hj foi publicado no doe a data e horário das provas.

    ResponderExcluir
  173. Por favor, onde encontro as provas (questões) do concurso de PII realizado em 28/03/2010. Obrigada.

    ResponderExcluir
  174. Olá Professor,
    gostaria de saber onde posso encontrar as últimas provas - concursos da prfeitura de Sp- elaboradas pela FCC ?

    Desde já agradeço a colaboração.

    ResponderExcluir
  175. As provas da FCC podem ser encontradas no site: www.pciconcursos.com.br

    ResponderExcluir
  176. gostaria de saber o que fazer, fui aprovado no processo seletivo simplificado para docentes e agora consegui 41 pontos nas questoes e para ser aprovado é necessario 40, mais nao sei o que faço agora pode me ajudar

    ResponderExcluir
  177. Se vc conseguiu a nota minima, participara do processo de atribuição de aulas normalmente, agora dependendo de sua categoria vc escolhera na escola ou na diretoria de ensino.

    ResponderExcluir
  178. olá professor João, MUITO OBRIGADA pela disposição en nos ajudar em nossas dezenas de dúvidas....
    Minha Dúvida é a seguinte: passei no concurso público estadual 2010 ( português), mas infelizmente ainda não fui chamada, pois ainda faltam 317 . Gostaria de saber se haverá uma segunda chamada, pois estou muito ansiosa e ao mesmo tempo desanimada, pois são tantas barreiras impostas aos professores no Brasil que ás vezes choro de desgosto com tamanha falta de respeito e desonestidade para conosco.

    Muito grata.

    ResponderExcluir
  179. Olá professora, obrigado pela visita e pelas palavras.
    De acordo com a SEE haverá nova chamada de concurso no primeiro semestre e curso no segundo para posse em janeiro de 2012.
    Abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  180. nunca dei aula paricipei do processo seletivo para docentes e fui aprovada, agora devo esperar alguem entrar em contado comigo ou devo ir na diretorisa de ensino da minha cidade,para me informar de alguma coisa, estou perdida poisnunca dei aula e nao tenho categoria.
    obrigada

    ResponderExcluir
  181. Olá, vc precisa ir na sua diretoria de ensino para saber o dia e horário de sua atribuição.
    abraços e boa sorte. Seja bem vinda a rede.

    ResponderExcluir
  182. oi gostaria se existe uma porcentagem mínima de acertos no processo seletivo simplificado para docentes. obrigada

    ResponderExcluir
  183. Sim, 40 pontos. Mas na verdade acaba sendo uma balela, pq chega o ano que vem e até quem não fez a prova poderá participar do processo de atribuição de aulas.

    ResponderExcluir