sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Projeto Vale Sonhar chega às salas de aula de todo Estado

Acredito nas ações de prevenção, pois depois que acontece é impossível voltar atrás, e a escola precisa abarcar estes assuntos, pq a família infelizmente finge que essas coisas não acontecem com os adoslecentes.
Fonte: 10/09/2009 - educacao.sp.gov.br
Os professores de biologia da rede estadual têm uma lição para esse semestre: implantar o Projeto Vale Sonhar nas salas de aula do 1º ano do Ensino Médio em todo o Estado. A iniciativa visa a redução da gravidez na adolescência e já diminuiu em quase 90% o número de estudantes grávidas na rede estadual de ensino de 14 cidades do Vale do Ribeira, região escolhida para lançamento do projeto piloto em 2004. A base do programa é a educação sexual. Todo o conteúdo é direcionado em atividades propostas nos cadernos do aluno e do professor e colocados em prática durante jogos e oficinas. "Os resultados provaram a efetividade de aliar educação e informação e, neste caso, informação é algo imprescindível. É por meio dela que o adolescente aprende a se prevenir", afirma o secretário Paulo Renato Souza. Cerca de sete mil kits pedagógicos para atividades foram distribuídos a 3,6 mil escolas e irão ajudar o educador a discutir o tema com os alunos de maneira dinâmica e próxima da realidade do jovem. Para os docentes que ainda não receberam orientação técnica do projeto, a Secretaria oferece nas 91 diretorias de ensino um curso de capacitação que envolve os três pilares do projeto, as oficinas "Despertar para o sonho", "Nem toda relação sexual engravida" e "Engravidar é uma escolha " . Na primeira oficina, o adolescente identifica o seu projeto de vida e qual o seu sonho para o futuro. Na segunda, o aluno é levado a conhecer seu corpo e aprende como manter relações sexuais sem risco de engravidar. A última etapa de atividades transmite informações sobre métodos contraceptivos.
Parceria
O Projeto Vale Sonhar é fruto de uma parceria com o Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana, que fornece gratuitamente todo o material utilizado. No final do ano, é entregue um questionário aos alunos dos três anos do Ensino Médio, que será usado para coletar dados sobre a efetividade da ação. Por meio da pesquisa, as escolas poderão comparar os índices de redução de gravidez na adolescência em relação ao ano anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário