Em 2019, a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) em parceria com Serasa Consumidor e Serasa Experian divulgou uma pesquisa que mostra que um a cada três estudantes afirmou ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois de participar de projetos de educação financeira. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre o tema e 21% aprenderam mais sobre como usar melhor o dinheiro.
Blog voltado para discussão sobre as ações e construções dos processos de ensino e de aprendizado, políticas públicas de educação e concursos públicos, além de ser um espaço colaborativo tentando estabelecer uma aprendizagem coletiva com trocas de experiências dentro deste imenso e maravilhoso universo chamado EDUCAÇÃO.
Páginas
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Acordo garante visto gratuito para estudante e professor do Mercosul
Secretaria Municipal de Educação de SP convoca 84 professores de educação infantil; escolha de vagas será em 16/03
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
A VERDADE ! A verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade !
terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
São Paulo autoriza a contratação de professores municipais
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
Matrículas na educação infantil aumentam nos últimos cinco anos
O levantamento aponta que o crescimento foi impulsionado pelas matrículas em creches, com 167,8 mil registros a mais em 2019 do que em 2018, ou seja, uma variação de 4,7%. Em 2015, as matrículas em creches cresceram 23,2%.
A rede municipal de ensino concentra a maior parte das matrículas da educação infantil: 71,4%. Em seguida, vem a rede privada com 27,9% do total. Das matrículas da rede privada, 29,4% pertencem a instituições particulares, comunitárias, confessionais e filantrópicas conveniadas com o poder público.
Na análise da educação infantil por localidade, percebe-se que 10,5% das matrículas encontram-se na zona rural, e a quase totalidade (96,8%) das matrículas são atendidas por estabelecimentos da rede pública. O censo apurou que 13,2% das crianças que frequentam a pré-escola estão na zona rural e 6,7% estão matriculadas nas creches rurais.
Censo Escolar
A pesquisa é declaratória, de abrangência nacional e coleta informações de todas as escolas públicas e privadas, suas respectivas turmas, gestores, profissionais escolares e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos, e educação profissional.
Todos os resultados do Censo Escolar 2019 estão disponíveis para consulta no portal do Inep, incluindo notas e sinopses estatísticas, resumo técnico, microdados e indicadores da educação básica.
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Publicada a classificação definitiva dos aprovados no concurso para coordenador pedagógico - SME/SP
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Decreto 64.786/20 | Suspensão de expediente no Carnaval - Estado de São Paulo
DECRETO Nº 64.786, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2020
RODRIGO GARCIA, Vice-Governador, em Exercício no Cargo de Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, Decreta:
Artigo 1º - Fica suspenso o expediente nas repartições públicas estaduais pertencentes à Administração Direta e Autarquias, relativo aos dias adiante mencionados, no exercício de 2020:
I - 24 de fevereiro - segunda-feira – Carnaval;
II - 25 de fevereiro - terça-feira – Carnaval.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
Planejamento e suspensão das aulas...
Tenho lido algumas pessoas bravas no face pq as escolas ficarão fechadas essa semana.
Uma pessoa ainda disse "é muita folga".
Vamos lá então:
Escola de educação infantil não é depósito de criança.
Escola de educação infantil tem profissionais, do magistério, do apoio e do administrativo. Não tem pageadores.
Escola de educação infantil, tem currículo, conteúdo para desenvolver competências e habilidades.
Se para você a escola só está para cuidar do seu filho enquanto vc trabalha ou fica em casa sem fazer nada. Coloque seu filho em qualquer lugar, menos em um espaço educacional.
Vivemos em um país que não valoriza os profissionais da educação, aí quando pais tbem não valorizam quem diariamente cuida e educa seu filho e que estamos no buraco mesmo.
Entendo a necessidade do espaço escolar , não como espaço assistencialista. Mas como espaço de aprendizagem, de transformação.
Qdo a escola diz que não haverá aula, os pais ou responsáveis deveriam saber o motivo, ou ao invés de escrever groselha no face, procure a escola e se informa. Alguns (minoria) são omissos, querem cuidar da vida dos filhos pelas redes sociais ou grupo de whatsapp. Para com isso. E o pai brigão, que enfrenta toda mundo. Vc é um pai horrível, apenas dando um péssimo exemplo para seu filho.
Por exemplo nesta semana muitas escolas não funcionam pq os servidores estarão em planejamento.
Fazendo aquilo que talvez esses pais nunca fizeram, nem quando tiveram filhos.
Pois é, os profissionais estarão estudando e se organizando para pensar em ações de intervenção para melhorar a vida dos seus filhos.
Ah, mas prefiro que eles não façam nada e fiquem com a escola aberta pq não tenho saco de cuidar e aguentar meu filho e quero que fique na escola. Então não sei quem conta. Mas vamos lá. Conto eu.
Procure outro lugar . Todos os profissionais merecem respeito. E os da educação infantil ainda mais. Tenho profunda admiração e respeito por todos que atuam nesse segmento. Trabalho sério. Dedicados. Estudam muito, pensam muito.
Enquanto vc que diz que é folga, fica mais com seu filho e seja pai, mãe ou responsável de verdade. Talvez o dia que isso ocorrer, vc perceberá que não existe nenhum dia de folga , no caso da escola , com ou sem aula.
Ótimo planejamento para todos os professores.
Aliás ainda bem que alguns dias as escolas fecham. Tem algumas crianças que ficam na creche de janeiro a janeiro e alguns pais mesmo quando estão de férias ou folga não ficam com seus filhos.
Do mesmo jeito que sou grato a maioria dos pais que entendem o papel da escola e tratam bem os profissionais. Até pq são eles que estão todo dia com os filhos de coração, alma. Mas que não são os seus.
Pense antes de falar groselha.
Use de empatia.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
Falta de estrutura em SP deixa 37 escolas sem aulas depois da chuva
FALTA
Educação Financeira agora é disciplina obrigatória no Brasil
Em 2019, a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) em parceria com Serasa Consumidor e Serasa Experian divulgou uma pesquisa que mostra que um a cada três estudantes afirmou ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois de participar de projetos de educação financeira. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre o tema e 21% aprenderam mais sobre como usar melhor o dinheiro.
sábado, 8 de fevereiro de 2020
Classificação geral dos candidatos para Supervisor de Ensino - SEDUC SP
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
PL prevê ensino computacional para professores da rede pública
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020
MEC capacita professores para alfabetizar alunos com deficiências
SME convoca os professores de Educação Infantil
terça-feira, 4 de fevereiro de 2020
Bolsa de pesquisa no Japão para educadores brasileiros
A inscrição é gratuita e pode ser feita presencialmente, até o dia 21/02, no Consulado Geral do Japão em São Paulo. Ou via Correio, com data de postagem até 17/02.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
Piso de professor com jornada de 40h vai a R$ 6,3 mil no Maranhão
“Tomei a decisão de repassar 100% dos valores do Fundeb para a folha de salários, e complementar com recursos próprios do Estado. A essência da aprendizagem reside nos professores”, destacou Dino.
A proposta será enviada à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O salário inicial proposto pelo Maranhão é 120% superior ao piso nacional do magistério, atualmente fixado em R$ 2.886,24 pelo governo Bolsonaro.